Quando uma estrela massiva termina a sua vida numa explosão de supernova, ela pode deixar para trás um pequeno e denso núcleo chamado de estrela de nêutrons.
Algumas vezes no universo, o que acontece é que duas estrelas de nêutrons terminam suas vidas presas numa dança gravitacional, enquanto elas bailam pelo universo uma em direção a outra, o que pode levar milhões de anos elas emitem ondas gravitacionais.
Quando as duas estrelas finalmente se encontram, a colisão ilumina o espectro eletromagnético e é nessa colisão que elementos pesados como o ouro e platina são criados.
Em um estudo recente, os pesquisadores simularam as reações nucleares e a radiação eletromagnética produzida depois da fusão de duas estrelas de nêutrons.
A imagem nesse post ilustra quatro estágios dessa simulação, desde um momento antes das estrelas de nêutrons se encontrarem, quando a gravidade dá a elas a foram de uma lágrima, até o que acontece após a fusão das estrelas, quando um disco de acreção alimenta a estrela criada no processo.
Fonte:
https://aasnova.org/2023/03/20/featured-image-a-neutron-star-collision/