Na pequena lua congelada de Saturno chamada Encélado, “a principal descoberta foi feita no Pólo Sul”, diz Carolyn Porco em sua palestra na Universidade de Haravard. Porco é diretora de operação de vôos e líder da equipe de imageamento da sonda Cassini que orbita o planeta Saturno. Seu trabalho envolve obter imagens detalhadas no espaço, imagens que ofereçam novas idéias sobre a natureza do universo, e sinais de vida em algum lugar no sistema solar. Ela descreveu as descobertas da Cassini de temperaturas elevadas na região polar da lua bem como a enorme pluma de partículas congeladas que são emitidas pelo satélites a distâncias de dezenas de milhares de quilômetros no espaço sideral.
A análise dos rastros dessas partículas que inclui estudar o vapor d’água e a quantidade reduzida de materiais orgânicos como metano, dióxido de carbono e propano, sugerem que ele é abastecido por gêisers que tem sua erupção originada de um pacote de água salgada dentro da lua.
As descobertas, notou Porco, apontam para a possibilidade de um ambiente onde a vida poderia existir.
“Nós deveríamos descobrir que uma segunda gênese ocorreu no sistema solar, independente da Terra”, diz ela, “então eu penso que nesse ponto a corrente foi quebrada. O teorema existente tem sido provado, e nós poderíamos com certeza inferir que a vida não é um problema mas sim um acontecimento que é comum e pode ter ocorrido inúmeras vezes no universo”.
A imagem aqui reproduzida, já mostrada anteriormente nesse blog, foi feita pela sonda Cassini da NASA em 13 de Agosto de 2010 e mostra a lua Encélado pairando acima do arco brilhante da atmosfera de Saturno.
Fonte: