CONTRIBUA PARA A CRIAÇÃO DO SPACE TODAY PLUS, A MAIOR PLATAFORMA DE CONTEÚDO ASTRONÔMICO DO MUNDO E VENHA FAZER PARTE DESSA HISTÓRIA!!!!
https://www.catarse.me/spacetodayplus
As origens da vida são desconhecidas. Surgiu espontaneamente de fontes hidrotermais ou quando um raio atingiu uma poça de lodo? Como todos os ingredientes necessários estavam no lugar certo na hora certa? O surgimento da vida na Terra é inevitável? Ou os meteoritos trouxeram alguns dos ingredientes necessários?
Cerca de 10 anos atrás , cientistas da NASA e de outros lugares usaram técnicas de ponta para observar meteoritos e encontrar evidências definitivas de várias moléculas consideradas prebióticas , incluindo as nucleobases purinas guanina e adenina que fazem parte do DNA. Embora os cientistas não tenham encontrado tudo o que é necessário para codificar a informação genética, a descoberta estabeleceu que havia química orgânica ativa acontecendo nos asteroides.
Agora, Yasuhiro Oba (Hokkaido University, Japão) e colegas analisaram três meteoritos e encontraram algo novo: além das nucleobases de purina detectadas anteriormente, eles descobriram as nucleobases de pirimidina “ausentes” (citosina, uracil e timina) que compõem o resto do alfabeto DNA/RNA .
Para fazer isso, a equipe desenvolveu um novo método de extração mais suave. “Há muito se considera que o ácido fórmico quente é melhor para extrair nucleobases de amostras naturais”, explica Oba. “Mas isso às vezes decompõe, ou hidrolisa, moléculas orgânicas. Em vez disso, usamos ultra-som em água fria.”
A ultrassônica força ondas de ultrassom intensas através de líquidos, criando ondas de choque que “classificam” as moléculas dentro do meio. Quando o grupo de Oba usou essa técnica em amostras de meteoritos em pó fino na água, revelou uma maior diversidade de moléculas orgânicas.
FONTE:
https://skyandtelescope.org/astronomy-news/scientists-wonder-is-the-origin-of-life-extraterrestrial/
https://www.nature.com/articles/s41467-022-29612-x.pdf
#LIFE #LIFEONEARTH #EXTRATERRESTRIAL