fbpx

SENSACIONAL!!! JAMES WEBB ESTUDA 200 OBJETOS NO CENTRO DA GALÁXIA AO MESMO TEMPO!!!

INSCREVA-SE NO CIÊNCIA SEM FIM, CIÊNCIA NA VEIA TODA SEMANA: https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim VISITE A SPACE TODAY STORE, A PATROCINADORA OFICIAL DO CANAL SPACE TODAY: https://spacetodaystore.com Três dos quatro instrumentos científicos do Telescópio Espacial James Webb da NASA concluíram suas atividades de…

INSCREVA-SE NO CIÊNCIA SEM FIM, CIÊNCIA NA VEIA TODA SEMANA:

https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim

VISITE A SPACE TODAY STORE, A PATROCINADORA OFICIAL DO CANAL SPACE TODAY:

https://spacetodaystore.com

Três dos quatro instrumentos científicos do Telescópio Espacial James Webb da NASA concluíram suas atividades de comissionamento e estão prontos para a ciência.

Cada um dos instrumentos da Webb tem vários modos de operação, que precisam ser testados, calibrados e verificados antes que possam começar a conduzir a ciência. O mais recente instrumento para completar este processo, o Near-Infrared Spectrograph , ou NIRSpec, tem quatro modos principais que a equipe confirmou oficialmente como pronto para uso.

O modo final verificado para o NIRSpec foi o modo de espectroscopia multiobjeto, uma capacidade chave que permite ao Webb capturar espectros, ou arco-íris de luz infravermelha, de centenas de alvos cósmicos diferentes de uma só vez. No modo de espectroscopia multiobjeto, o NIRSpec pode abrir e fechar individualmente cerca de 250.000 pequenas persianas, todas com a largura de um fio de cabelo humano, para visualizar algumas partes do céu enquanto bloqueia outras. Ao controlar esse “matriz de microobturadores”, o Webb pode observar vários alvos específicos enquanto reduz a interferência de outros.

A imagem de teste de comissionamento é um subconjunto de uma exposição de espectroscopia de múltiplos objetos NIRSpec de uma região próxima ao centro de nossa galáxia Via Láctea. Os dois detectores do NIRSpec e seus conjuntos de microobturadores foram usados ​​para empacotar mais de 200 espectros em uma única exposição. Cada faixa horizontal é um espectro que os cientistas poderão analisar para entender melhor a composição e as propriedades do gás encontrado entre as estrelas dessa região – por exemplo, por meio do estudo de linhas de emissão que aparecem em pequenas, mais brilhantes, levemente inclinadas linhas verticais nestes espectros.

A confirmação do modo de espectroscopia multiobjeto do NIRSpec marca a primeira vez que esse recurso foi verificado para uso do espaço. Isso permitirá que o NIRSpec caracterize tudo, desde os objetos mais fracos do universo até a formação de galáxias e aglomerados de estrelas.

O NIRSpec foi construído para a ESA por um consórcio de empresas europeias lideradas pela Airbus Defence and Space, com o Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland, fornecendo seus subsistemas de detector e microshutter.

FONTE:

https://blogs.nasa.gov/webb/2022/07/07/nasas-webb-telescope-nirspec-instrument-ready-for-science/

#JAMESWEBB #SPACETELESCOPE #UNFOLDTHEUNIVERSE

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo