Visite a loja do canal, a Space Today Store:
https://www2.spacetodaystore.com
Nos muitos planetas já descobertos fora do Sistema Solar que podem ser potencialmente habitáveis, uma pergunta que não para na cabeça de quem os estuda é a seguinte, como saber se esse planeta pode ser habitado, será que vive alguém lá?
Essa é uma pergunta muito complicada de ser respondida, primeiro porque não podemos visitar esses planetas, a única coisa que podemos fazer é estudá-los, aqui da Terra.
Para esse tipo de estudo existe uma expressão muito legal que é a chamada bioassinatura, ou seja, de alguma forma procurar, na atmosfera desses planetas por impressòes digitais da vida.
Essa não é uma tarefa nada fácil também, pois o simples fato de se basear em medidas de gases na atmosfera pode levar a interpretaçòes erradas.
Vamos usar como exemplo a Terra, enquanto o nosso planeta orbita o Sol, a sua inclinação faz com que um determinado hemisfério receba mais ou menos luz do Sol num determinado intervalo de tempo.
Isso muda o clima, muda o comprimento de dos dias e também muda a composição atmosférica local.
Por exemplo, numa região com muita vegetação, as plantas crescem no verão reduzindo os níveis de dióxido de carbono na atmosfera e aumentando os níveis de oxig6enio.
Isso indica que estudar a atmosfera de um planeta é uma maneira de buscar por bioassinaturas, além disso, o estudo precisa ser dinâmico, pois essa assinatura pode mudar de estaçào para estação, e até mesmo essa mudança pode indicar se um planeta é ou não habitado ou habitável.
Com isso em mente um grupo de pesquisadores resolveu estudar esse tipo de variação como bioassinatura, e para fazer esse estudo apelaram mais uma vez para as simulações computacionais.
Eles modelaram a flutuação de diferentes tipos de gases na atmosfera de um exoplaneta, gases esses que podem estar relacionados com algum tipo de vida e concluíram que o oz6onio (O3) que é produzido na atmosfera através de reações do gás oxigênio produzido pela vida, seri aum marcador mais facilmente medido para uma variabilidade sazonal do que o O2 propriamente dito.
A ambiguidade ao medir esses gases e relacionar eles com a vida pode ser muito grande, por exemplo, tanto o oxigênio como o metano podem ser produzidos por processos biológicos ou geológicos.
Por isso esses modelos são de fundamental importância para serem usados pelos telescópios de próxima geração tanto em terra como no espaço.
Uma maneira de detectar essas mudanças é acompanhar o planeta no decorrer de sua órbita e analisar como a concentração desses gases muda na atmosfera, existirão situações que as mudanças serão praticamente impossíveis de serem explicadas sem a presença de vida.
Essas variações nos gases também irá depender da idade do planeta e do tipo do planeta.
Agora tudo começa a se juntar, a importância de se ter uma boa técnica de caracterização atmosférica de exoplanetas, o porque estudar qualquer que seja a atmosfera, tudo isso são informaçòes que no final irào agregar para quem sabe um dia se descobrir vida em algum outro planeta do universo.
Canais:
Sobrevivencialismo:
https://www.youtube.com/watch?v=mqvO1ciqByg&t=193s
Aviões e Música:
https://www.youtube.com/watch?v=KbLet4cG4cc
Nerdologia:
https://www.youtube.com/watch?v=33_k8RGPIuM&t=18s
fonte:
https://phys.org/news/2018-05-atmospheric-seasons-alien-life.html
https://www.padrim.com.br/spacetoday
Seja meu Patrão:
http://www.patreon.com/spacetoday
=====================================================
Seja um apoiador do Space Today:
=====================================================
Conheça a Agência Marcos Pontes e torne o seu sonho de conhecer o ESO em realidade:
http://www.agenciamarcospontes.com.br
http://www.agenciamarcospontes.com.br/visita-observatorios-telescopios-eso-atacama-viagem.php
=====================================================
Seja meu Patrão:
http://www.patreon.com/spacetoday
=====================================================
Apoio e apresentação:
A nova casa do SciCast
=====================================================
Science Vlogs Brasil:
https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/featured
http://scienceblogs.com.br/sciencevlogs/
https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/channels?view=60
=====================================================
Meus contatos:
BLOG: https://spacetoday.com.br
FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday
TWITTER: http://twitter.com/spacetoday
YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv
Obrigado pela audiência e boa diversão!!!
=====================================================