Saturno e Seis de Suas Luas na Mesma Imagem

Quantas luas tem o planeta Saturno? Até o momento 62 luas foram descobertas, sendo que a menor tem apenas uma fração de um quilômetro de diâmetro. Seis dos maiores satélites de Saturno podem ser vistos na imagem acima que é um belo retrato da família saturniana e que foi feito no dia 9 de Março de 2012 pelo brasileiro Rafael Defavari, publicada hoje no site APOD e que já ganhou aqui no Brasil o título atribuído pelo site Astrofoto Brasileira da Semana (http://astrofotodasemana.blogspot.com.br/2012/03/seis-luas-de-saturno-por-rafael.html). Maior que a Lua da Terra e até mesmo um pouco maior que o planeta Mercúrio, Titã tem um diâmetro de 5150 quilômetros e começa a fila de satélites no canto inferior esquerdo. Continuando para a direita através da imagem temo Mimas, Tétis, o próprio Saturno, Encélado, Dione e Réia, mais distante à direita. O primeiro satélite natural de Saturno descoberto foi Titã, que foi descoberto em 1655 pelo astrônomo Christiaan Huygens, enquanto que o satélite mais recente está sendo provisoriamente chamado de S/2009 S1 e foi descoberto pela equipe de imageamento da sonda Cassini em 2009. Lembram da oposição de Marte, aquela posição especial da órbita em que se tem uma visão mais clara do planeta por ele estar no lado oposto ao Sol, então hoje, quem está em oposição é o planeta Saturno. Se você tiver um telescópio e um céu limpo não deixe de apreciar uma bela visão desse maravilhoso objeto do Sistema Solar.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120414.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.