Duas luas, Réia e Dione se juntam ao planeta dos anéis nessa imagem feita pela sonda Cassini. Réia e Dione são respectivamente a segunda e a terceira maiores luas de Saturno, mas elas são muito pequenas se comparadas com o planeta.
Dione, com 1123 km de diâmetro está próximo do centro da imagem. Réia com 1528 km de diâmetro está no lado direito. A sombra cobre uma terceira lua, Tétis, que também é visível próximo da parte inferior da imagem, ao sul das sombras geradas pelos anéis do planeta e próximo ao terminador que divide a luz do planeta da escuridão do espaço. Tétis não é mostrada aqui. Parte da grande tempestade que está agitando a atmosfera do hemisfério norte de Saturno por meses pode ser vista aqui na parte superior esquerda da imagem.
Essa imagem foi feita com a sonda apontada para o norte, ou seja, para o lado iluminado dos anéis um pouco acima do plano dos anéis.
A imagem foi feita com a câmera de ângulo lardo da Cassini no dia 11 de Março de 2011 usando um filtro espectral sensível ao comprimento de onda do infravermelho próximo centrado em 752 nanômetros. A imagem foi obtida a uma distância de aproximadamente 2.9 milhões de quilômetros de Saturno, com o conjunto, Sol-Saturno-Cassini em fase com um ângulo de 94 graus. A escala da imagem é de 172 km/pixel em Saturno.
Fonte:
http://saturn.jpl.nasa.gov/photos/imagedetails/index.cfm?imageId=4316