fbpx
22 de dezembro de 2024

Satélites da NASA Estão Com a Agenda Cheia – Vulcão e Mancha de Petróleo

Os satélites da NASA responsáveis pelas imagens e pelo monitoramento do planeta estão tendo um mês de Abril e Maio de 2010 cheios de serviço, sem tempo para respirar e para tomar um cafezinho. De um lado o vulcão Islandês e quando pensam que terão uma folga viram para o outro lado do planeta e lá está a mancha de óleo no Golfo do México que precisa ser monitorada com atenção. Ambos os eventos causam além de sérios desastres locais e até globais, prejuízos enormes, seja ele de âmbito natural como a morte da fauna e flora devido ao vazamento de petróleo, seja comercial com o cancelamento de vôos devido as cinzas do vulcão.

O vulcão Eyjafjallajökull, continua a emitir sua densa pluma de cinzas, como pode ser visto nessa imagem de 7 de Maio de 2010. A pluma se estende na direção sudeste a partir do vulcão e curva-se par ao sul próximo a borda sul da imagem. Uma imagem maior que inclui uma área mais vasta revela que a pluma está sendo soprada sobre o Oceano Atlântico a oeste da Irlanda. Na Islândia, a ausência de ventos faz com que as cinzas caiam na terra. Essa imagem foi feita com o satélite Terra da NASA, usando o equipamento MODIS, Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer.

Na outra metade do mundo, dezoito dias depois do acidente com a plataforma de petróleo Deepwater Horizon, a mancha de óleo se espalha pelo Golfo do México próximo à costa da Louisiana, Mississipi e Alabama. O mesmo equipamento MODIS da imagem do vulcão a bordo do satélite Terra da NASA capturou essa imagem em cor natural no dia 8 de Maio de 2010. embora exista uma interferência parcial das nuvens claramente se vê que a mancha se divide em duas – uma parte em forma de serpentina próxima ao Delta do Mississipi e outra grande mancha redonda na fronteira entre o Mississipi e o Alabama. A mancha de óleo é visível pelos satélites graças a luz solar que reflete na superfície do oceano e retorna então ao sensor do satélite.

Fontes:

http://earthobservatory.nasa.gov/NaturalHazards/view.php?id=43912

http://earthobservatory.nasa.gov/NaturalHazards/view.php?id=43914

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo