fbpx

SATÉLITES COM COBERTURA DE ANEL EM SATURNO | SPACE TODAY TV EP.1767

Link para comprar o novo kit da Space Today Store:

https://mailchi.mp/d402bc9a0310/sptd

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

<a href=”https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join” target=”_blank” rel=”nofollow”>https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

——————————————————————————-

Uma das principais descobertas da Cassini, durante os anos que ficou estudando o sistema de Saturno foi descobrir a dinâmica que existe entre os anéis de Saturno e alguns de seus satélites.

Satélites limpando regiões dos anéis, as famosas hélices, as plumas de Encélado caindo sobre o anel, são alguns dos exemplos que a Cassini pôde observar.

Porém, existe um conjunto de satélites de Saturno que são bem pequenos e que estão mergulhados no meio dos anéis ou nos gaps dos anéis.

Esses satélites são satélites que possuem formas bem diferenciadas e que chamaram atenção logo que foram fotografados pela Cassini.

Antes de encerrar sua missão em Setembro de 2017, a Cassini fez estudos mais detalhados de 5 desses satélites.

A saber, Pan, Atlas, Pandora, Dafne e Epimeteu.

Esses satélites foram estudados por vários instrumentos da Cassini, mas o principal instrumento a fazer os estudos, foi o VIMS, o Espectrômetro da Cassini que observava no visível e no infravermelho.

Os pesquisadores concluíram que a superfície desses satélites é coberta por material proveniente dos anéis de Saturno e por partículas de gelo provenientes de grandes satélites como Encélado.

A superfície dos satélites é muito porosa confirmando que elas foram formadas em múltiplos estágios à medida que o material dos anéis foi se depositando sobre um núcleo mais denso.

Dos satélites estudados, Dafne e Pan são os mais alterados pelo material dos anéis.

as superfícies de Atlas, Prometeu e Pandora, possuem material dos anéis mas também são cobertas com partículas de gelo brilhantes e por vapor d’água que é expelido por Encélado.

A Cassini observou também que os satélites de anéis mais próximos de Saturno aparecem mais avermelhados, não se sabe exatamente a composição desse material avermelhado mas acredita-se que seja uma mistura de materiais orgânicos e de ferro.

Já os satélites fora dos anéis principais aparecem mais azulados, similares à luz proveniente das plumas geladas de Encélado.

Foi possível analisar a poeira, os campos magnéticos e de plasma e como esses elementos interagem com os satélites.

Óbvio que ainda existem questões em aberto como por exemplo, o que levou à formação dos satélites.

Os pesquisadores usarão os novos dados para modelar cenários e aplicar as ideias adquiridas nesses pequenos satélites para estudar satélites em outros planetas e até mesmo em asteroides.

Quando se vai fazer um modelo, quanto mais dados você tem para alimentar o seu modelo, melhor, e com esses novos dados, os cientistas planetários possuem um novo conjunto de dados para atualizar seus modelos.

A fase final da missão Cassini, conhecida como Grand Finale, realmente foi espetacular, a quantidade de dados adquiridos, as informações resgatadas estão nos dando uma nova ideia sobre todo o sistema de Saturno.

Os pesquisadores disseram que novos resultados e novos trabalhos com os dados da fase Grand Finale da missão serão publicados nos próximos meses.

Vamos aguardar!!!

#Cassini #Saturno #PequenosSatelites

Fontes:

https://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=7360&utm_source=iContact&utm_medium=email&utm_campaign=nasajpl&utm_content=daily-20190328-1

http://science.sciencemag.org/content/early/2019/03/27/science.aat2349?panels_ajax_tab_trigger=tab-pdf&panels_ajax_tab_tab=jnl_sci_tab_pdf&_=1553868798470&sso=1&sso_redirect_count=1&oauth-code=f431b3f0-046d-4b85-8b9f-dd6d83cb393f

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Arquivo