As paisagens exuberantes da Irlanda, Grã Bretanha e do norte da França são mostradas nessa rara visão livre de nuvens feitas pelo satélite Envisat, da região.
Para oeste, milhares de lagos pontuam a ilha da Irlanda, formada pela República da Irlanda (cobrindo a maior parte da ilha para o sul) e pela Irlanda do Norte (no canto leste superior). O maior lago da região é o Lough Neagh, na Irlanda do Norte.
Desfiladeiros ásperos e marrons ao longo da costa oeste da Irlanda, servem como moldura para o interior verde e exuberante.
A Irlanda possui um clima ameno que é influenciado pelo Oceano Atlântico (para a esquerda) e pela presença da Corrente do Golfo. Ventos do sul, do Atlântico, resultam em uma grande quantidade de chuva na parte noroeste, oeste e sudoeste do país.
No canto inferior direito da imagem, pode-se ver o Rio Sena, fluindo através de Paris (vista aqui como uma área cinza) e serpenteando em direção ao Canal Inglês.
Seguindo em direção à costa norte da Europa, nós podemos ver o delta do Reno-Meuse-Schedt seguido pela parte intermaré do Mar de Wadden no canto superior direito extremo.
Os redemoinhos verdes e marrons nos mares e nos canais são formados pelos sedimentos sendo transportados na água. Os sedimentos estão particularmente concentrados ao redor da costa sudeste da Grã-Bretanha, que são carregados pelo Rio Tâmisa através de Londres, até o Mar do Norte.
A imagem acima foi adquirida pelo Medium Resolution Imaging Scpectrometer do satélite Envisat no dia 28 de Março de 2012.
Fonte:
http://www.esa.int/Our_Activities/Observing_the_Earth/Earth_from_Space_Green_islands