Ryugu – O Asteroide Sem Poeira

As imagens mais detalhadas já feitas do asteroide Ryugu, revelaram algo curioso: ele quase não tem poeira.

A sonda japonesa Hayabusa 2 chegou no asteroide em Junho de 2018, jogou três landers nele e recolheu uma amostra de poeira da sua superfície. Agora, imagens, de um dos landers revelaram detalhes sobre a composição do asteroide.

A partir de observações anteriores, os cientistas sabiam que a composição do Ryugu era parecida com a de um grupo de asteroides conhecidos como carbonáceos condritos, que representa menos de 5% dos asteroides que caem na Terra.

Mas eles se surpreenderam com os detalhes da textura rochosa que eles foram capazes de observar da superfície. Os pesquisadores conseguiram ver inclusões brilhantes na rocha, superfícies friáveis e texturas suaves.

As imagens mostraram que existem dois tipos de rochas na superfície do Ryugu, escura e acidentada, ou brilhante e suave, e ambas ocupando uma parte igual na superfície.

As imagens também mostraram que a superfície do Ryugu não possui uma camada de poeira, como acontece com a Lua, por exemplo. Isso é estranho porque espera-se que a poeira se acumule nos vários acidentes na superfície. Por que o Ryugu não tem poeira, é um grande mistério.

Uma explicação poderia ser que as partículas finas de poeira se tornam carregadas devido a radiação solar e são então removidas por forças elétricas. Outra possibilidade é que o lançamento de gases voláteis da superfície possa soprar a poeira para longe. Ou talvez, se o asteroide se movimentar muito na sua jornada no espaço, a poeira poderia ir entrando gradativamente no interior do asteroide de modo que nós não podemos ver.

Nesse ponto das investigações ainda não é claro qual o mecanismo que está funcionando no Ryugu.

Fonte:

https://www.newscientist.com/article/2214235-asteroid-ryugu-has-no-dust-on-it-and-we-dont-know-why/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.