Um novo satélite espião russo foi lançado em 7 de abril de 2022 a bordo de um foguete Soyuz, provavelmente embarcando em uma missão para identificar e localizar forças militares estrangeiras rastreando suas transmissões de rádio.
O Ministério da Defesa russo anunciou o lançamento em 7 de abril, e os dados de rastreamento militar dos EUA confirmaram mais tarde que a missão colocou uma única carga útil em órbita.
Um foguete Soyuz-2.1b levou o satélite secreto para o espaço desde o Cosmódromo de Plesetsk, um porto espacial operado por militares no extremo norte da Rússia. O foguete movido a querosene foi lançado de uma plataforma no Local 43 em Plesetsk, depois seguiu para nordeste sobre o território russo, lançando seus quatro propulsores do primeiro estágio cerca de dois minutos após a missão.
O segundo estágio e o terceiro estágio da Soyuz terminaram o trabalho de injetar o satélite espião militar russo em órbita. Oficiais de defesa russos declararam a missão um sucesso, e radares militares dos EUA detectaram o satélite em uma órbita entre 239 por 900 quilômetros.
A órbita tem uma inclinação, ou ângulo de trilha do solo, de 67.1 graus em relação ao equador. A altitude e a inclinação correspondem aos parâmetros orbitais dos satélites militares russos Lotos S1, mas as autoridades russas não identificaram a carga útil no lançamento de 7 de abril.
Os novos satélites foram designados Kosmos 2554, mantendo o esquema de nomenclatura russo para naves militares.
Desde o lançamento em 7 de abril, a espaçonave ajustou sua órbita para alcançar um caminho circular. A manobra pós-lançamento também é típica dos satélites Lotos S1.
Os satélites Lotos S1 são construídos pela KB Arsenal, uma empreiteira militar russa em São Petersburgo, em parceria com a TsSKB Progress. De acordo com o fabricante, os satélites Lotos S1 pesam cerca 6.000 kg totalmente abastecidos no lançamento.
Os satélites Lotos fazem parte da rede de inteligência militar russa Liana, trabalhando em conjunto com os satélites Pion-NKS capazes de coletar imagens de radar de navios. Os satélites Lotos hospedam antenas para interceptar sinais de rádio que podem ser usados para localizar as posições de veículos militares, incluindo embarcações navais.
O programa de inteligência eletrônica Liana da Rússia é um sucessor dos satélites militares russos Tselina, US-A e US-P da época da Guerra Fria. O primeiro satélite de teste Lotos foi lançado em 2009, e cinco satélites operacionais Lotos S1 foram lançados desde 2014.
Fonte:
https://spaceflightnow.com/2022/04/15/russia-launches-soyuz-rocket-with-military-spy-satellite/