fbpx
26 de dezembro de 2024

Rússia Lança Mais Um Satélite Militar Espião

Um novo satélite espião russo foi lançado em 7 de abril de 2022 a bordo de um foguete Soyuz, provavelmente embarcando em uma missão para identificar e localizar forças militares estrangeiras rastreando suas transmissões de rádio.

O Ministério da Defesa russo anunciou o lançamento em 7 de abril, e os dados de rastreamento militar dos EUA confirmaram mais tarde que a missão colocou uma única carga útil em órbita.

Um foguete Soyuz-2.1b levou o satélite secreto para o espaço desde o Cosmódromo de Plesetsk, um porto espacial operado por militares no extremo norte da Rússia. O foguete movido a querosene foi lançado de uma plataforma no Local 43 em Plesetsk, depois seguiu para nordeste sobre o território russo, lançando seus quatro propulsores do primeiro estágio cerca de dois minutos após a missão.

O segundo estágio e o terceiro estágio da Soyuz terminaram o trabalho de injetar o satélite espião militar russo em órbita. Oficiais de defesa russos declararam a missão um sucesso, e radares militares dos EUA detectaram o satélite em uma órbita entre 239 por 900 quilômetros.

A órbita tem uma inclinação, ou ângulo de trilha do solo, de 67.1 graus em relação ao equador. A altitude e a inclinação correspondem aos parâmetros orbitais dos satélites militares russos Lotos S1, mas as autoridades russas não identificaram a carga útil no lançamento de 7 de abril.

Os novos satélites foram designados Kosmos 2554, mantendo o esquema de nomenclatura russo para naves militares.

Desde o lançamento em 7 de abril, a espaçonave ajustou sua órbita para alcançar um caminho circular. A manobra pós-lançamento também é típica dos satélites Lotos S1.

Os satélites Lotos S1 são construídos pela KB Arsenal, uma empreiteira militar russa em São Petersburgo, em parceria com a TsSKB Progress. De acordo com o fabricante, os satélites Lotos S1 pesam cerca 6.000 kg totalmente abastecidos no lançamento.

Os satélites Lotos fazem parte da rede de inteligência militar russa Liana, trabalhando em conjunto com os satélites Pion-NKS capazes de coletar imagens de radar de navios. Os satélites Lotos hospedam antenas para interceptar sinais de rádio que podem ser usados ​​para localizar as posições de veículos militares, incluindo embarcações navais.

O programa de inteligência eletrônica Liana da Rússia é um sucessor dos satélites militares russos Tselina, US-A e US-P da época da Guerra Fria. O primeiro satélite de teste Lotos foi lançado em 2009, e cinco satélites operacionais Lotos S1 foram lançados desde 2014.

Fonte:

https://spaceflightnow.com/2022/04/15/russia-launches-soyuz-rocket-with-military-spy-satellite/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo