fbpx

Ruas de Nuvens São Registradas Sobre o Mar de Bering

bering_tmo_2013097_lrg

observatory_150105No início do mês de Abril de 2013, nuvens se esticaram em linhas paralelas por centenas de quilômetros sobre o Mar de Bering. O instrumento Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) no satélite Terra da NASA capturou essa imagem em cor natural do fenômeno no dia 7 de Abril de 2013.

As nuvens paralelas, conhecidas como ruas de nuvens, se originaram ao longo da borda do mar congelado, que se estendeu para o sul desde as expansões cobertas por neve da Rússia e do Alasca. A localização da formação das nuvens não foi uma coincidência. Quando o ar frio sopra sobre o gelo e a neve e encontra o ar úmido sobre a água aberta, o encontro das massas de ar pode causar a formação dos cilindros paralelos de ar em rotação. As nuvens se formam ao longo do ciclo ascendente nos cilindros, onde o ar está subindo, e os céus permanecem claros ao longo do ciclo de descida, onde o ar está caindo.

No norte, nuvens claras cobrem parcialmente obscurecendo o mar congelado, mas essas formas características poderiam ainda ser vistas através das nuvens.

Fonte:

http://www.nasa.gov/content/cloud-streets-over-the-bering-sea/#.UfdbRI21HTo

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo