Rover Perseverance Executa Primeira Manobra de Correção de Trajetória

O rover Perseverance da NASA ligou seus motores de espaço profundo pela primeira vez.

O Perseverance, a parte central da missão da NASA, Mars 2020 que custou 2.7 bilhões de dólares, refinou sua trajetória em direção ao Planeta Vermelho, com uma manobra de correção de trajetória, realizada na sexta-feira, dia 14 de agosto de 2020, 15 dias depois do seu lançamento.

A manobra, que usou 8 motores do estágio de cruzeiro do Perseverance, o veículo que carrega o rover pelo espaço profundo, foi realizada com sucesso.

O plano de missão do Perseverance consiste de realizar 5 manobras de correção de trajetória para que o rover possa pousar na Cratera Jezero em Marte, no dia 18 de fevereiro de 2021. As quatro próximas manobras estão planejadas para 28 de setembro de 2020, 20 de dezembro de 2020, 10 de fevereiro de 2020 e 16 de fevereiro de 2021. Existe ainda uma oportunidade de backup para o dia 17 de fevereiro de 2021, caso seja necessário, e uma janela de contingência final em 18 de fevereiro, apenas 9 horas antes do pouso.

O Perseverance, foi lançado no dia 30 de julho de 2020, com a missão de procurar por sinais de vida antiga em Marte, dentro da Cratera Jezero, que abrigou um lago e o delta de um rio há bilhões de anos. O rover também irá coletar amostras e armazenar em tubos propriamente desenhados para isso, para que possam retornar para a Terra em 2031.

A missão Mars 2020 irá testar novas tecnologias de exploração também. Por exemplo, um pequeno helicóptero, de nome Ingenuity está viajando para o Planeta Vermelho na “barriga” do rover e irá tentar fazer o primeiro voo de uma nave em outro mundo além da Terra.

Além disso, um dos instrumentos do Perseverance, chamado MOXIE, que significa Mars Oxygen ISRU Experiment, que irá gerar oxigênio a partir do dióxido de carbono na atmosfera marciana. Se tudo funcionar bem, um dia, uma versão escalada do MOXIE poderá ir para Marte e assim ajudar a exploração humana do Planeta Vermelho.

Fonte:

https://www.space.com/mars-rover-perseverance-trajectory-correction-maneuver.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.