VENHA ACOMPANHAR O LANÇAMENTO DA MISSÃO ARTEMIS II, DIRETO DE CABO CANAVERAL JUNTO COM O SPACE TODAY!!! RESERVE AGORA O SEU LUGAR!!!
https://www.viagemcomsacani.com.br/mass0001/artemis-ii/
GARANTA A MELHOR BLACK FRIDAY DE IA DE TODOS OS TEMPOS, CADASTRE-SE PARA RECEBER O LINK NO DIA 28 DE NOVEMBRO E PODER ADQUIRIR O MYHUB.IA UM CONJUNTO DE 10 IAS MAIS PODEROSAS DE TODOS OS TEMPOS POR UM PREÇO RIDÍCULO!!!
https://pc.faculdadehub.com.br/myhubia/
VENHA PARTICIPAR DO MAIOR EVENTO DA HISTÓRIA DO SPACE TODAY!!! 4 DIAS DE MUITO CONTEÚDO E ATIVIDADES PARA VOCÊS, E O MELHOR TOTALMENTE DE GRAÇA!! VENHA PARA O SPACE TODAY EXPERIENCE!!!
https://www.sympla.com.br/evento/space-today-experience/3233438
Pela primeira vez, a atividade elétrica na atmosfera de Marte foi diretamente demonstrada! Embora a eletricidade atmosférica seja observada na Terra, Saturno e Júpiter, a sua existência em Marte era apenas uma suspeita.
Usando o microfone SuperCam a bordo do rover Perseverance, cientistas identificaram 55 eventos de descargas triboelétricas ao longo de dois anos marcianos. Essas descargas são o resultado do carregamento triboelétrico, que é a transferência de carga por colisões entre as partículas de poeira transportadas pelo vento (processos eólicos). Em Marte, o limiar de ruptura atmosférica (necessário para gerar faíscas) é drasticamente menor do que na Terra — cerca de 15 kV m⁻¹ — sugerindo que campos elétricos podem facilmente alcançar esse ponto.
As descargas foram detectadas por suas assinaturas duplas: um sinal eletromagnético (EM) transiente (como um pico e relaxamento exponencial) e uma onda de choque acústica no formato ‘N’. Os eventos variaram em energia (0.1 a 150 nJ para a maioria), mas o mais forte atingiu 40 mJ.
Esses eventos estão fortemente correlacionados com a atividade turbulenta, especialmente redemoinhos de poeira (dust devils) e frentes convectivas de tempestades de poeira.
A descoberta é crucial, pois a atividade elétrica influencia a dinâmica da poeira (facilitando o levantamento de partículas) e impulsiona um ambiente eletroquímico reativo que pode gerar oxidantes na superfície marciana, o que tem consequências para a preservação de moléculas orgânicas e habitabilidade. As descargas também representam um risco notável para rovers e futuras missões humanas. Este estudo abre um novo campo de investigação, reforçando a necessidade de novos modelos atmosféricos e instrumentos dedicados para quantificar a eletricidade marciana in situ.
FONTE:
https://phys.org/news/2025-11-electric-discharges-mars.html
#MARS #PERSEVERANCE #life
APRESENTAÇÃO:
Sérgio Sacani
• X: @spacetoday1
• Instagram: @spacetoday1
MARKETING & CONTEÚDO:
Beattriz Gonçalves
• Instagram: @soubiagoncalves
• LinkedIn: /in/beattrizgoncalves
PRODUÇÃO:
Gabriela Augusta
• Instagram: @gabiaugusta_
EDIÇÃO:
Alexandre Ziolkowski
• Instagram: @thealexandrez
FOTOGRAFIA:
Caroline Oliveira
• Instagram: @carolineoliveirafotos


Comente!