O rover Perseverance da NASA em Marte, está se movendo para explorar um antigo delta de rio agora que sua oitava amostra de rocha está garantida para análise futura.
“Armando minha última amostra de rocha (#8!) e terminando neste local. Estou fazendo as malas e indo para o delta do rio seco. Vamos lá”, afirmou a conta do rover no Twitter na segunda-feira (14 de março).
O rover Perseverance está em uma busca de longo prazo para entender melhor o potencial da vida em Marte . Enquanto outras missões a Marte estão procurando por sinais de água, o rover está dando um passo adiante, armazenando amostras das rochas mais promissoras para uma missão de retorno de amostras que a NASA e sua contraparte europeia pretendem lançar no final desta década.
Perseverance pousou em fevereiro de 2021 na Cratera Jezero, com 45 quilômetros de largura. Os cientistas da missão acreditam que bilhões de anos atrás, a cratera continha um lago e um delta de rio, tornando-se um rico campo de caça para amostrar possíveis sinais de vida antiga.
Perseverance passou a maior parte de seu primeiro ano (Terra) em Marte explorando uma região um pouco ao sul e oeste de seu local de pouso. Agora o rover está a caminho de volta para a área de pouso para pegar a busca no antigo delta.
“Lá teremos a oportunidade de investigar camadas de rochas sedimentares, minerais argilosos e pedregulhos arredondados trazidos de muito além de Jezero. Essas características são vestígios do passado aquático da Jezero e indicadores claros de um antigo ambiente habitável”, Brad Garczynski, um estudante colaborador na Purdue University, escreveu no blog oficial do Perseverance em 4 de março.
“Se a vida microbiana existiu aqui no passado”, continuou Garczynski, “este é um dos melhores lugares para procurá-la, já que lamas finas podem ter enterrado e preservado um registro dessa atividade microbiana”.
O Perseverance está explorando a frente usando seus instrumentos Mastcam-Z e SuperCam para captar sinais da estrutura e dos minerais do delta. Os membros da equipe usarão esses dados, juntamente com passagens orbitais sobre o delta, para explorar o caminho para a Perseverança nas próximas semanas e meses.
Outro ajudante foi o Ingenuity , o helicóptero de 1,8 kg que pousou com o Perseverance em 2021. O Ingenuity agora tem 21 voos em Marte, excedendo em quatro vezes seu plano de voo original. Com a capacidade comprovada de voar do Ingenuity, o pequeno helicóptero agora está servindo como olheiro para as atividades da Perseverance.
A missão de retorno de amostras, supondo que as coisas permaneçam nos trilhos, pode transportar as amostras cuidadosamente coletadas da Perseverance para a Terra já em 2031.
Fonte:
https://www.space.com/perseverance-rover-collects-8th-rock-sample