VENHA COLABORAR COM O SPACE TODAY PLUS E VAMOS CONSTRUIR JUNTOS A MAIOR PLATAFORMA DE CONTEÚDO ASTRONÔMICO DO MUNDO!!! CLICA AÍ E APOIA O PROJETO NO CATARSE!!!
https://www.catarse.me/spacetodayplus
Desde o momento em que o local de pouso do rover Persevance em Marte foi escolhido, e os pesquisadores e os membros da equipe viram ali, uma feição em forma de delta, todos só esperavam pelo dia em que o rover chegaria ali perto e começaria a explorar essa região da Cratera Jezero.
O rover Perseverance passou o primeiro ano da sua exploração no Planeta Vermelho coletando suas primeiras 8 amostras , entendo um pouco sobre o ambiente da Cratera Jezero, colocando experimentos como o seu helióptero Ingenuity para funcionar e o MOXIE o produtor de oxigênio a partir do CO2 atmosférico que diga-se de passagem já produziu 56 g de oxigênio em Marte.
Depois de completar essa primeira campanha científica, foi hora de acelerar, e o rover passou 31 dias marcianos, para andar 5 km e então chegar onde todos desejavam desde a escolha da Cratera Jezero.
No dia 13 de abril de 2022, o rover chegou no local apelidado de Three Forks pela equipe do Perseverance, uma referência ao ponto onde três opções de rotas se encontram para explorar o delta, o ponto serve como ponto de partida para a segunda expedição científica do rover Perseverance, a chamada Campanha Delta Front.
O rover Perseverance foi enviado para esse local em Marte, pois o objetivo principal da sua missão é encontrar vestígios de vida antiga em Marte, e o delta é o melhor lugar para procurar isso.
O delta compreende de uma grande coleção de rochas e sedimentos em forma de leque que fica na borda oeste da Cratera Jezero, e que foi formado pela convegência do rio e do lago da cratera há bilhões de anos.
O delta é o local desejado por todos pois todos os sedimentos de granulação fina depositados na base a muito tempo atrás é o melhor local para se procurar por vestígiso de antiga vida microbiana em Marte.
Agora com o rover ali do lado do delta já é possível fazer imagens detalhadas de todas as estuturas.
A Campanha Delta Front começou oficialmente em 18 de abril de 2022, uma segunda-feira, e o principal objetivo agora é procurar a melhor rota para subir o delta, que se eleva a cerca de 40 metros acima do assoalho da cratera.
A equipe já selecionou previamente dois pontos, um chamado de Cape Nukshak e outro chamado de Hawkbill Gap.
Idependente do caminho que será escolhido, a equipe irá realizar investigações científicas detalhadas, incluindo a obtenção de amostras, a expectativa é coletar 8 amostras durante os 6 meses que devem durar a Campanha Delta Front.
Deppois de fazer isso, o rover irá descer e depois subir novamente o delta, por outro caminho para começcar a chamada Campanha Delta Top, que também deve durar uns 6 meses.
Essa chegada até o delta da Jezero mostrou que o rover é capaz de negociar muito bem com os obstáculos que aparecem pela frente, e isso fez com que ele chegasse 1 mês antes nesse ponto da sua jornada.
Foram 5065 metros percorridos, com uma média de 211 metros por dia, sendo que por seis dias o rover não percorre nenhum metrinho sequer, para isso o rover usou o seu sistema de inteligÊncia artifical de navegação conhecido como AutoNav, para isso ele acessou 10744 imagens durante o trajeto, fazendo com que o rover negociasse com 55 obstáculos na superfície da Cratera Jezero em Marte.
Fonte:
https://www.nasa.gov/feature/jpl/nasa-s-perseverance-rover-arrives-at-delta-for-new-science-campaign
#PERSEVERANCE #MARS #MARS2020