De um ponto no alto de uma pequena colina, o rover da NASA em Marte, Opportunity registrou uma bela imagem de um chamado “dust devil” varrendo o vale abaixo do ponto onde ele se encontrava. Essa imagem foi feita com a câmera traseira do Opportunity, onde é possível ver as marcas de suas rodas no talude da face norte da Knudsen Ridge, que forma a parte sul da borda do Marathon Valley.
O Opportunity fez essa imagem usando a chamada Navigation Camera, a NAVCAM, no dia 31 de Março de 2016, durante o seu dia de trabalho em Marte, número 4332.
Os “dust devils”, eram fenômenos comuns para o rover gêmeo do Opportunity, o Spirit enquanto explorava a Cratera Gusev. Já para o Opportunity, os “ dust devils” não são tão comuns assim.
Como na Terra, os “dust devils”, ou redemoinhos de poeira são criados por uma coluna ascendente de ar quente. Quando a coluna começa a girar rápido o bastante, ela retira os minúsculos grãos de poeira do solo, fazendo com que o vórtice seja visível.
Durante o percurso para atingir o topo da Knudsen Ridge, o rover Opportunity se inclinou por 32 graus, a mais inclinação já feita por um rover em Marte.
O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, gerencia o Mars Exploration Rover Project para o Science Mission Directorate da agência em Washington.
Mais informações sobre o Opportunity podem ser encontradas nos seguintes sites:
http://marsrovers.jpl.nasa.gov
Fonte:
http://www.nasa.gov/feature/jpl/opportunitys-devilish-view-from-on-high