VEM FAZER PÓS-GRADUAÇÃO COM O SPACE TODAY:
COMO FOI MEU LEG DAY COM O BAPTISTA!!!
https://www.youtube.com/watch?v=9w6ACwPD9MA&t=85s
VOTE NO SPACE TODAY NO PRÊMIO IBEST:
https://app.premioibest.com/votacao/cultura-curiosidades
ECLIPSE ANULAR DO SOL!!!
https://spacetoday.com.br/eclipse23/
O instrumento de espectroscopia de ruptura induzida por laser (LIBS) a bordo do Chandrayaan-3 Rover fez as primeiras medições in-situ da composição elementar da superfície lunar perto do pólo sul. Estas medições in-situ confirmam inequivocamente a presença de Enxofre (S) na região, algo que não era viável pelos instrumentos a bordo dos orbitadores.
LIBS é uma técnica científica que analisa a composição de materiais expondo-os a intensos pulsos de laser. Um pulso de laser de alta energia é focado na superfície de um material, como uma rocha ou solo. O pulso de laser gera um plasma extremamente quente e localizado. A luz de plasma coletada é resolvida espectralmente e detectada por detectores como Charge Coupled Devices. Como cada elemento emite um conjunto característico de comprimentos de onda de luz quando está no estado de plasma, a composição elementar do material é determinada.
Análises preliminares, representadas graficamente, revelaram a presença de Alumínio (Al), Enxofre (S), Cálcio (Ca), Ferro (Fe), Cromo (Cr) e Titânio (Ti) na superfície lunar. Outras medições revelaram a presença de manganês (Mn), silício (Si) e oxigênio (O). Uma investigação completa sobre a presença de Hidrogênio está em andamento.
A carga útil LIBS é desenvolvida no Laboratório de Sistemas Eletroópticos (LEOS)/ISRO, Bengaluru.
#CHANDRAYAAN3 #MOON #UNIVERSE
Comente!