fbpx

Rover Curiosity Retorna Para a Terra Imagens e a Voz do Administrador da NASA

O rover Curiosity da NASA pela primeira vez registrou uma voz humana que viajou da Terra para outro planeta e retornou de volta.

Nas palavras enviadas ao rover em Marte e retornadas para o Deep Space Network da NASA na Terra, o administrador da NASA, Charles Bolden destacou a dificuldade em pousar o rover em Marte, parabenizando os empregados da agência e os parceiros comerciais e governamentais no sucesso do pouso do Curiosity ocorrido no começo do mês de Agosto de 2012 e disse que a curiosidade é o que guia o ser humano nas suas explorações.

“O conhecimento que esperamos ganhar das nossas observações e análises da Cratera Gale nos dirá muito sobre a possibilidade da vida em Marte, bem como sobre o passado e sobre o futuro do nosso próprio planeta. O rover Curiosity trará benefícios para a Terra e irá inspirar uma nova geração de cientistas e de exploradores, enquanto prepara o caminho para uma missão humana num futuro não muito distante”, disse Bolden em sua mensagem gravada.

A gravação da voz foi lançada juntamente com novas imagens das câmeras do Curiosity mostrando uma grande variedade de paisagens marcianas, durante a conferência de imprensa realizada hoje, dia 27 de Agosto de 2012 no Laboratório de Propulsão a Jato em Pasadena na Califórnia.

“Com essa voz, outro pequeno passo foi dado na extensão da presença humana além da Terra, e na experiência de se explorar mundos remotos está sendo trazida para mais perto de nós”, disse Dave Lavery. “Enquanto o rover Curiosity continua sua missão, nós esperamos que essas palavras sirvam de inspiração para alguém que está vivo hoje e que pode se tornar a primeira pessoa a pisar no solo marciano. E como o grande Neil Armstrong, esses novos exploradores dirão em voz alta o próximo passo gigantesco na exploração humana”.

As imagens retornadas para a Terra mostram uma cena de torrões erodidos e desfiladeiros no lado da montanha, com camadas geológicas claramente expostas. As novas imagens foram feitas com a lente de 100 mm e com a lente grande angular de 34 mm montadas na Mast Camera (MastCam). A MastCam tem fotografado o talude inferior da montanha próxima chamada de Mount Sharp.

“Essa é uma área no Mount Sharp onde o rover Curiosity irá explorar”, disse o principal pesquisador da MastCam Michael Malin, da Malin Space Science Systems em San Diego. “Essas camadas são nosso objetivo máximo. O campo de duna escura está entre nós e essas camadas. Em frente à areia escura é possível ver uma areia avermelhada, com diferentes composições sugeridas pelas diferentes cores observadas. As rochas em primeiro plano mostram diversidade, algumas sendo arredondadas, outras mais anguladas, com diferentes histórias. Esse é um local muito rico geologicamente falando, para ser observado e eventualmente para se caminhar sobre ele”.

Uma movimentação do Curiosity realizado nessa segunda-feira, dia 27 de Agosto de 2012 colocou o rover diretamente sobre um pedaço onde um dos motores do estágio de descida do robô expôs uma rocha até então subjacente. Os pesquisadores planejam usar um instrumento de nêutron-shooting no rover para checar e buscar por moléculas de água nos minerais nesse alvo parcialmente escavado.

Durante a conferência de imprensa, a equipe do rover relatou os resultados de um teste feito com o instrumento chamado Sample Analysis at Mars (SAM) do Curiosity, que pode medir a composição de amostras na atmosfera, pode também pulverizar rochas ou solo. A quantidade de ar da atmosfera da Terra remanescente no instrumento depois do lançamento do rover foi maior do que se esperava então uma diferença nos lados das pequenas bombas levaram os operadores do SAM a parar o bombeamento do ar terrestre remanescente por precaução. As bombas trabalharam subsequentemente e uma análise química foi completada em uma amostra de ar da Terra.

“Como um teste do instrumento, os resultados são uma bela confirmação da sensitividade em identificar os gases presentes”, disse o principal pesquisador do SAM, Paul Mahaffy do Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Md. “Nós estamos felizes com esse teste e estamos planejando uma próxima rodada de testes em alguns dias quando poderemos trabalhar com dados de Marte”.

O rover Curiosity já está retornando mais dados da superfície marciana do que todas as outras missões tipo rover da NASA combinadas.

“Nós temos uma rede internacional de telecomunicações nas sondas em órbita de Marte que retornam os dados para nós”, disse Chad Edwards do JPL, engenheiro chefe de telecomunicações para o Mars Exploration Program da NASA. “O rover Curiosity está retornando seus dados de forma rápida usando uma nova capacidade para ajustar a taxa de transmissão”.

O rover Curiosity está trabalhando a 3 semanas na sua missão primária de dois anos em Marte. O rover usará 10 instrumentos científicos para acessar se a área de estudo selecionada já, em algum momento da história marciana ofereceu condições ambientais para favoráveis ao desenvolvimento da vida microbiana.

O JPL gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O rover foi desenhado, desenvolvido e montado no JPL. O DSN da NASA é uma rede internacional de antenas que suporta as missões de sonda interplanetárias além da astronomia baseada em ondas de rádio e radar, usados para explorar o Sistema Solar e o universo. A rede também suporta missões orbitais terrestres pré-selecionadas.

O texto completo da mensagem do administrador bem como o vídeo clipe e o áudio clipe com a voz registrada pode ser encontrado abaixo.

Para ver as novas imagens do rover Curiosity e para obter mais informações sobre a missão visitem:  http://www.nasa.gov/msl  e http://mars.jpl.nasa.gov/msl.

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2012-260&cid=release_2012-260&msource=12260b

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .