fbpx
15 de novembro de 2024

ROVER CURIOSITY FAZ DESCOBERTA INÉDITA EM MARTE

CONSIDERE APOIAR O TRABALHO DO SPACE TODAY, ASSINANDO A PLATAFORMA SPACE TODAY PLUS PREMIUM, POR APENAS R$29,00 POR MÊS, MENOS DE 1 REAL POR DIA!!! https://spacetodayplus.com.br/premium/ ADQUIRA JÁ O SEU INGRESSO PARA A APRESENTAÇÃO : "SERÁ QUE ESTAMOS SOZINHOS?", DIA…

CONSIDERE APOIAR O TRABALHO DO SPACE TODAY, ASSINANDO A PLATAFORMA SPACE TODAY PLUS PREMIUM, POR APENAS R$29,00 POR MÊS, MENOS DE 1 REAL POR DIA!!!

https://spacetodayplus.com.br/premium/

ADQUIRA JÁ O SEU INGRESSO PARA A APRESENTAÇÃO : “SERÁ QUE ESTAMOS SOZINHOS?”, DIA 17 DE AGOSTO 20H NO TEATRO GAZETA, NA AVENIDA PAULISTA, 900!!! LINK PARA COMPRAR O INGRESSO:

https://bileto.sympla.com.br/event/91890/d/264513/s/1807391

Entre várias descobertas recentes, o rover encontrou rochas feitas de enxofre puro — uma novidade no Planeta Vermelho.

Cientistas ficaram surpresos em 30 de maio quando uma rocha sobre a qual o rover Curiosity da NASA passou se abriu e revelou algo nunca visto antes no Planeta Vermelho: cristais de enxofre amarelos.

Desde outubro de 2023, o rover tem explorado uma região de Marte rica em sulfatos , um tipo de sal que contém enxofre e se forma à medida que a água evapora. Mas onde as detecções anteriores foram de minerais à base de enxofre — em outras palavras, uma mistura de enxofre e outros materiais — a rocha que a Curiosity recentemente abriu é feita de enxofre elementar, ou puro. Não está claro qual relação, se houver, o enxofre elementar tem com outros minerais à base de enxofre na área.

Enquanto as pessoas associam o enxofre ao odor de ovos podres (resultado do gás sulfídrico), o enxofre elementar é inodoro. Ele se forma apenas em uma faixa estreita de condições que os cientistas não associaram à história deste local. E a Curiosity encontrou muito dele — um campo inteiro de rochas brilhantes que parecem semelhantes àquela que o rover esmagou.

“Encontrar um campo de pedras feitas de enxofre puro é como encontrar um oásis no deserto”, disse o cientista do projeto Curiosity, Ashwin Vasavada, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no sul da Califórnia. “Ele não deveria estar lá, então agora temos que explicar. Descobrir coisas estranhas e inesperadas é o que torna a exploração planetária tão emocionante.”

É uma das várias descobertas que a Curiosity fez enquanto estava off-road dentro do canal Gediz Vallis, um sulco que serpenteia por parte do Monte Sharp de 3 milhas de altura (5 quilômetros de altura) , cuja base o rover tem subido desde 2014. Cada camada da montanha representa um período diferente da história marciana. A missão da Curiosity é estudar onde e quando o terreno antigo do planeta poderia ter fornecido os nutrientes necessários para a vida microbiana, se alguma já se formou em Marte.

Essas conclusões são baseadas em rochas encontradas nos montes de detritos: enquanto as pedras carregadas pelos fluxos de água se tornam arredondadas como pedras de rio, alguns dos montes de detritos estão cheios de rochas mais angulares que podem ter sido depositadas por avalanches secas.

Finalmente, a água penetrou em todo o material que se assentou aqui. Reações químicas causadas pela água branquearam formas de “halo” brancas em algumas das rochas. A erosão do vento e da areia revelou essas formas de halo ao longo do tempo.

“Este não foi um período tranquilo em Marte”, disse Becky Williams, cientista do Planetary Science Institute em Tucson, Arizona, e vice-investigadora principal da Mast Camera, ou Mastcam, da Curiosity . “Houve uma quantidade empolgante de atividade aqui. Estamos observando múltiplos fluxos no canal, incluindo inundações energéticas e fluxos ricos em pedras.”

FONTE:

https://www.nasa.gov/missions/mars-science-laboratory/curiosity-rover/nasas-curiosity-rover-discovers-a-surprise-in-a-martian-rock/#hds-sidebar-nav-4

#MARS #LIFE #CURIOSITY

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo