A imagem acima foi feita pela Mast Camera, ou MastCam, do rover Curiosity da NASA em Marte e mostra um conjunto de rochas do embasamento chamadas de Alexander Hills, que o rover se aproximou para uma inspeção detalhada de alvos selecionados.
O mosaico constituído de seis frames da MastCam cobre uma área de 2 metros de diâmetro. Ele mostra detalhes dentro de uma área de trabalho acessível para o braço robótico do rover que pode atuar desde a posição onde o rover se encontra. As exposições foram feitas no dia 23 de Novembro de 2014, durante o dia de trabalho em Marte número 817, ou sol. As cores foram balanceadas para se assemelhar ao máximo às cores que seriam observadas durante o dia na Terra.
Essa versão anotada mostra o local de três alvos selecionados para o estudo – Aztec, Agate Hill e Cajon – e uma barra de escala de 50 centímetros.
A posição de Alexander Hills, dentro do afloramento Pahrump Hills na base do Monte Sharp é indicada na imagem abaixo.
O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia o Mars Science Laboratory Project para o Science Mission Directorate da NASA, em Washington. O JPL desenhou e construiu o rover Curiosity do projeto. A empresa Malin Space Sciences em San Diego, construiu e opera a MastCam do rover.
Fonte:
http://www.nasa.gov/jpl/msl/pia19066/index.html#.VHYS8zHF_zg