O rover Curiosity da NASA usou sua ferramenta chamada de Dust Removal Tool, localizada no seu braço robótico para escovar, a poeira mais oxidada, revelando um pedaço cinza de material rochoso menos oxidado no alvo chamado de Bonanza King, visível nessa imagem feita com a Mast Camera do rover, ou Mastcam.
O olho direito da Mastcam, que tem uma lente teleobjetiva, fez essa imagem no dia 17 de Agosto de 2014, durante o dia de trabalho em solo marciano, número 722, ou Sol 722. A atividade de escovar a rocha ocorreu mais cedo nesse mesmo dia. A equipe do rover está avaliando Bonanza King, como sendo um possível alvo a ser perfurado. A missão anteriormente perfurou três alvos para coletar amostras de rochas pulverizadas para serem analisadas pelos instrumentos de laboratório no interior do rover.
A área escovada tem cerca de 6 centímetros de diâmetro. Ela revela veios finos, brancos e cruzados. Eles podem ser formados por sais sulfatos ou outro tipo de mineral que precipitou da solução e preencheu as fraturas na rocha. Esses finos veios podem estar relacionados com veios de tonalidade clara mais largos e feições nos arredores da rocha.
À esquerda do pedaço escovado está uma linha de cinco pontos menores e menos importantes onde a poeira foi parcialmente removida. Esses são os pontos em Bonanza King que foram analisados com o laser da Chemistry and Camera, ou ChemCam do Curiosity, no Sol 719 (14 de Agosto de 2014). Um balanceamento de cor e contraste tem sido usado para preparar as imagens a partir das imagens brutas da Mastcam usadas nessa exposição.
Perfurar um buraco raso de teste é o próximo passo na avaliação desse local para que depois seja realizado um furo completo para que se possa coletar a amostra. O mini buraco raso de teste permiti acessar se a rocha pulverizada da perfuração tende a se amontoar.
Bonanza King é uma rampa que nasce a partir da parte terminal nordeste do Hidden Valley, entre o local de pouso do Curiosity em Agosto de 2012 na Cratera Gale, e o destino final do rover, o Monte Sharp dentro da cratera.
O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia o Mars Science Laboratory Project para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O JPL desenhou e construiu o rover Curiosity do projeto. A empresa Malin Space Sciences Systems de San Diego, construiu e opera a MastCam do rover.
Para mais informações sobre o Curiosity visitem, http://www.nasa.gov/msl e http://mars.jpl.nasa.gov/msl/.
Fonte:
http://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/details.php?id=pia18602