Rover Curiosity da NASA Fotografa a Terra e Vênus No céu Marciano

Ocasionalmente, o rover Curiosity da NASA que está explorando o Planeta Marte, para suas atividades de geologia para olhar as estrelas. Recentemente, o rover conseguiu capturar a Terra e Vênus no céu noturno do Planeta Vermelho.

O rover Curiosityapontou a sua Mast Camera, ou MastCam, para o céu, aproximadamente 75 minutos depois do pôr-doSol no dia 5 de junho de 2020, esse foi o dia 2784 de trabalho do rover em Marte, ou sol. Um panorama composto por duas imagens no crepúsculo revela a Terra em um frame e Vênus em outro frame. Ambos os planetas aparecem como meros pontos de luz, dependendo da distância e da quantidade de poeira no ar, eles podem as vezes parecerem como estrelas muito brilhantes.

A breve seção de foto, foi feita, parcialmente para pesquisar o brilho do crepúsculo em Marte. Durante esse período do ano em Marte, tem muita poeira no ar, que reflete a luz do Sol, fazendo com que ele fique particularmente brilhante.

Mesmo estrelas com brilho moderado não estavam visíveis quando essa imagem de Vênus foi feita. Na Terra nós também temos crepúsculos brilhantes depois de grandes erupções vulcânicas.

Quando a MastCam do Curiosity fez uma imagem da Terra e da Lua em 2014, a cor e o brilho do céu eram bem diferentes das imagens feitas agora isso acontece porque agora temos uma grande quantidade de poeira nas altas altitudes da atmosfera marciana.

Na parte inferior das novas imagens feitas pelo Curiosity está o topo de uma rocha, chamada de Tower Butte, que pertence à unidade Argilosa, que o Curiosity está explorando a mais de um ano. Desde que pousou em Marte em 2012, o rover já registrou pôr-do-Sol azul marciano, a passagem de asteroides, Mercúrio, e os dois satélites de Marte, Fobos e Deimos passando na frente do Sol.

Para mais informações sobre o rover Curiosity, visite:

https://mars.nasa.gov/msl/home/

https://nasa.gov/msl

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/jpl/while-stargazing-on-mars-nasas-curiosity-rover-spots-earth-and-venus

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.