fbpx

Rover Curiosity da NASA Examina A Próxima Área A Ser Estudada Em Marte

PIA18073


observatory_150105Na última quarta-feira, dia 2 de Abril de 2014, o rover Curiosity da NASA caminhou os últimos 30 metros necessários para ele alcançar o local planejado desde o começo de 2013 como um destino para se estudar pistas nas rochas sobre antigos ambientes que podem ter sido favoráveis à vida.

O rover atingiu um ponto vantajoso para que suas câmeras possam pesquisar quatro diferentes tipos de rochas que se interceptam numa área chamada de “The Kimberley”, em homenagem a uma região do oeste da Austrália.

PIA18072


“Esse é o ponto no mapa que nós estávamos procurando, um local com pequena elevação que nos dá uma boa visão para um imageamento de contexto dos afloramentos em Kimberley”, disse Melissa Rice do Instituto de Tecnologia em Pasadena, na Califórnia. Rice é a líder do planejamento científico que são esperados para as próximas semanas de observações, perfuração de amostragem e análises laboratoriais no interior do rover das rochas da área estudada.

Com a chegada nesse ponto, o Curiosity já caminhou um total de 6.1 quilômetros desde que pousou no interior da Cratera Gale em Marte, em Agosto de 2012.

PIA18074


As investigações da missão em Kimberley estão sendo planejadas como as mais extensas desde que o Curiosity gastou a primeira metade de 2013 numa área chamada Yellowknife Bay. Em Yellowknife Bay, o rover, de uma tonelada, examinou as primeiras amostras perfuradas de rochas em Marte e encontrou a assinatura de um antigo ambiente de fundo de lago fornecendo assim os ingredientes químicos e a energia necessária para a vida.

No Kimberley e mais tarde, nos afloramentos do Monte Sharp, dentro da Cratera Gale, os pesquisadores planejam usar os instrumentos científicos do Curiosity para aprender mais sobre as condições habitáveis passadas e as mudanças ambientais.

PIA18075


O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Caltech em Pasadena, gerencia o Mars Science Laboratory Project para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O projeto, desenvolveu, construiu e opera o rover em Marte.

Para mais informações sobre o Curiosity, visitem: http://www.jpl.nasa.gov/msl , http://www.nasa.gov/msl e http://mars.jpl.nasa.gov/msl/. Você pode seguir a missão no Facebook, em: http://www.facebook.com/marscuriosity e no  Twitter em:  http://www.twitter.com/marscuriosity.

PIA18076


Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?release=2014-104

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo