O rover Curiosity da NASA em Marte alcançou a borda de uma duna no dia 30 de Janeiro de 2014 e fotografou o vale do outro lado, para ver se é ou não possível cruzar a duna.
O Curiosity está atravessando uma área por muitos meses onde ele já encontrou evidências de condições antigas favoráveis para a vida microbiana em seu caminho para o seu destino de longo prazo nos taludes inferiores do Monte Sharp. Com base nas análises de imagens feitas da órbita pela sonda da NASA Mars Reconnaissance Orbiter, um local, chamado de Dingo Gap foi acessado como uma possível passagem para ser uma rota favorável para a próxima porção da travessia do rover.
Um duna através da Dingo Gap, tem cerca de 1 metro de altura, que gradativamente se reduz de ambos os lados entre as duas escarpas baixas. O Curiosity alcançou o lado leste da duna, no dia 30 de Janeiro de 2014 e mandou imagens que a equipe do rover está usando para ajudar na tomada de decisão dos próximos trechos que serão percorridos.
O Mars Science Laboratory Project da NASA está usando o Curiosity para acessar antigos ambientes habitáveis e as maiores mudanças nas condições ambientais marcianas. O JPL, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, construiu o rover e gerencia o projeto para o Science Mission Directorate da NASA em Washington.
Para mais informações sobre o Curioisty visitem: http://www.nasa.gov/msl , http://www.jpl.nasa.gov/msl e http://mars.jpl.nasa.gov/msl/ . Você pode seguir a missão no Facebook, em: http://www.facebook.com/marscuriosity e no Twitter, em: http://www.twitter.com/marscuriosity .
Fonte:
http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?release=2014-033