Essa mancha escura que pode ser observada na parte inferior da imagem acima que mostra uma bela paisagem marciana, nada mais é do que um campo de dunas, chamado de Dunas Bagnold, localizado na borda noroeste do Monte Sharp no interior da Cratera Gale em Marte.
Para conseguir essa visão completa, foram combinadas múltiplas imagens feitas com a Mast Camera, ou Mastcam, a bordo do rover Curiosity da NASA em Marte, no dia 25 de Setembro de 2015, durante o dia da missão, ou Sol, de número 1115. As imagens foram feitas com a câmera do olho direito da Mastcam, que tem uma lente teleobjetiva. As imagens foram feitas com a câmera apontada para a direção sul-sudeste.
O rover Curiosity irá visitar exemplos das Dunas Bagnold durante a sua rota até as camadas mais elevadas do Monte Sharp. O nome informal do campo de dunas foi dado em tributo ao engenheiro militar britânico Ralph Bagnold (1896 – 1990), um pioneiro nos estudos de como os ventos movem as partículas de areia das dunas na Terra. O campo de dunas é evidente como uma faixa escura nas imagens orbitais da área dentro da Cratera Gale onde o rover Curiosity está em atividade desde o seu pouso em 2012.
As dunas são feições maiores que as ondulações eólicas de área ou das poeiras visitadas pelo Curiosity e pelos outros rovers anteriormente.
A cena é apresentada com um ajuste de cor que aproxima o balanço de branco, para mostrar como as rochas e a areia apareceriam para os olhos humanos se estivessem nas condições de luz do dia aqui na Terra.
A empresa Malin Space Science Systems, em San Diego, construiu e opera a Mastcam do rover. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia o Mars Science Laboratory Project para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O JPL desenhou e construiu o rover Curiosity.
Para mais informações sobre o Curiosity, visite:
http://mars.jpl.nasa.gov/msl/.
Fonte:
http://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/details.php?id=PIA19929