Roda Roda – Rover da Mars 2020 É Testado Na Mesa Giratória da NASA

Os engenheiros da NASA colocaram o Rover da missão Mars 2020 para girar no dia 29 de Agosto de 2019. O veículo marciano com seus 1040 kg, vou girado no sentido horário e no sentido anti-horário numa velocidade de 1 revolução por minuto em cima da chamada mesa de rotação que vida na sala limpa do Spacecraft Assembly Facility no Jet Propulsion Laboratory da NASA em Pasadena, na Califórnia. Os engenheiros estavam procurando pelo centro de gravidade do Rover, ou seja, o ponto onde o peso dele irá ficar igualmente distribuído.

Estabelecer o centro de gravidade é uma parte importante do processo de montagem e ajuda a garantir que a espaçonave irá viajar de forma tranquila desde o lançamento até a entrada, a descida e o pouso na superfície do planeta Marte. Os engenheiros podem adicionar pesos para ajudar a balancear o veículo. No caso do Mars 2020 eles adicionaram nove pesos de 20 kg de tungstênio em pontos específicos do Rover, para deixar o seu centro de gravidade na posição correta.

“O processo na mesa de rotação é bem parecido com o que você faz com o seu carro quando coloca um pneu novo nele”, disse Lemil Cordero, engenheiro de propriedade de massa da Mars 2020 no JPL. “Nós giramos o Rover para frente e para trás e procuramos por assimetrias na distribuição de massa. Então do mesmo modo que se faz quando você vai balancear o seu pneu, são colocadas pequenas massas em pontos específicos para fazer com que o centro de gravidade fique no lugar desejado”.

Esse foi o primeiro teste na mesa de rotação do Rover montado para determinar o seu centro de gravidade, um segundo e último teste na mesa de rotação será realizado em Cabo Canaveral na Flórida, nas vésperas do voo para Marte.

O JPL está construindo e irá gerenciar as operações do Rover da missão Mars 2020 para a NASA. O Rover será lançado a bordo de um foguete Atlas V da United Launch Alliance, em Julho de 2020 no Space Launch Complex 41 em Cabo Canaveral na Flórida. O Launch Services Program da NASA com base no próprio Kennedy Space Center será o responsável pelo gerenciamento do lançamento.

Quando o rover pousar na Cratera Jezero em Marte em 18 de Fevereiro de 2021, ele será o primeiro na história a usar um sistema de posicionamento com habilidade de remarcar onde acontecerá o pouso.

A NASA está ocupada com o retorno do homem para a Lua em 2024, através do Programa Artemis, e ela quer usar o que aprendermos com a Lua para mandar astronautas para Marte.

Você ainda pode, até dia 30 de Setembro de 2019, submeter o seu nome para viajar a bordo do Rover e descer em Marte, para isso visite:

https://go.nasa.gov/Mars2020Pass

Para mais informações sobre a missão, visite:

https://mars.nasa.gov/mars2020/

Fonte:

https://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=7497

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.