fbpx

RESOLVIDO O MISTÉRIO DA PULSAÇÃO MAGNÉTICA DA TERRA | SPACE TODAY TV EP.1798

——————————————————————————-

Para comprar o kit especial de aniversário do canal!!!

https://mailchi.mp/bb45a18c3089/4anos

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

<a href="https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join" target=”_blank” rel=”nofollow”>https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

——————————————————————————-

O campo magnético da Terra é produzido pela circulação de matéria dentro do núcleo metálico, através da energia que é liberada quando esse núcleo esfria.

Os pesquisadores conhecem dois tipos de movimentos que causam dois tipos de variações no campo magnético.

Um deles é resultado do vagaroso movimento de convecção, que pode ser medido na escala de séculos.

E o outro é o resultado das chamadas ondas hidromagnéticas, movimentos mais rápidos que podem ser detectados na escala de anos.

Em 1969, um estranho evento aconteceu com o campo magnético da Terra sobre a porção oeste da Europa e foi considerado o primeiro tipo de um evento repentino que acontece com o campo magnético da Terra.

Em 1978, um grupo de pesquisadores descreveu o que eles chamaram de Geomagnetic Jerks, eventos que não podem ser previstos e abruptos que aceleram a evolução do campo magnético da Terra.

Porém, esses movimentos repentinos nunca tinham sido explicados, e nem preciso falar o quão é importante termos esse conhecimento, já que o campo magnético afeta várias atividades humanas.

Os geofísicos sempre quebraram a cabeça tentando entender essas movimentações, mas só agora parecem ter chegado numa resposta.

Para isso, um grupo de pesquisadores, usou a simulação computacional, constuiu um modelo que recria as condições físicas do núcleo externo da Terra, e mostra a sua evolução no passar das décadas.

Depois do equivalente a 4 milhões de horas de simulaçòes rodadas num super computador, a simulação do núcleo foi capaz de gerar os Geomagnetic Jerks, bem alinhados com aqueles observados nas últimas décadas.

A movimentácào abrupta atinge a magnetosfera a cada 6 a 12 anos no modelo.

contudo, os eventos originam a partir de naomalias causadas por bolhas dematéria derretida que se aproxima da super’ficie do núcleo externo da Terra.

Isso gera poderosas ondsa que correm ao longo das linhaas do campo magnético perto do núcleo e criam mudanças no fluxo do líquido que governa a magnetosfera da Terra.

Eventualmente, 25 anos depois da origem, essas mudanças causam variações no campo magnético da Terra acima do planeta.

Esses Geomagnetic jerks podem ser os responsáveis por alterações até na rotação da Terra, pois essa mudança no fluxo do fluido do núcelo do planeta pode alterar isso.

E eles seriam os responsáveis por a cada 6 anos, termos que adicionar um milissegundo extra no nosso tempo.

O planeta Terra é de uma complexidade sem comparaçào.

É impressionante os movimentos, e as consequências de cada camada e de cada movimentação que ocrorre nessas acamadas.

Hoje temos ferramentas capazes de entender um pouco mais sobre o que acontece no interior do nosso planeta.

E cada um desses movimentos, está ligado, com o fato da vida existir aqui, por isso, que sempre falo, existem variáveis qu enós nem conhecemos ainda.

#Terra #PulsacaoMagnetica

Fonte:

https://www.livescience.com/65291-geomagnetic-jerks-explained.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo