fbpx
24 de novembro de 2024

Relatório de Atividades da Missão Curiosity em Marte: Perfurando o Planeta Vermelho

observatory_150105O vídeo acima traz o último relatório de atividades do rover Curiosity da NASA em Marte e foi apresentado por Scot McCloskey engenheiro de sistemas de perfuração da missão Mars Science Laboratory. O vídeo destaca as primeiras atividades e campanhas de perfuração realizadas pelo rover Curiosity em Marte. Mais especificamente o local escolhido para as primeiras campanhas de perfuração foi o afloramento John Klein. Devido ao fato das rochas nesse afloramento serem planas ele pôde ter sido considerado como o local perfeito para as primeiras perfurações. Nas rochas desse afloramento, foi possível colocar o braço do Curiosity de forma segura e perfurar verticalmente para baixo a rocha para coletar amostras.

As atividades de perfuração começaram com um pequeno furo que serviu para testar o mecanismo de percussão da broca do Curiosity. Como isso funcionou de forma perfeita eles passaram para a perfuração de um mini buraco, onde a rocha foi perfurada por 2 centímetros. Os rejeitos obtidos com esse buraco foram comparados com o extenso conjunto de rejeitos criados pela broca em rochas de teste na Terra. Essa comparação é importante para os cientistas saberem se eles podem ou não alimentar os instrumentos internos do rover com o material gerado pela perfuração.

Depois de toda essa preparação chegou a hora do furo de verdade. A broca do rover Curiosity então perfurou um buraco de 6 cm e meio dentro da rocha. Foi usada uma câmera localizada na extremidade do braço robótico do Curiosity para fazer as imagens. Nas próximas semanas os cientistas estão planejando usar o material cinzento do rejeito deixado pela perfuração dos buracos para limpar as superfícies internas da broca. Isso será feito movimentando o braço da forma correta e já testada em Terra.

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo