fbpx
16 de novembro de 2024

Réia, Dione e os Anéis de Saturno Fotografados pela Cassini

A sonda Cassini esperou a região polar sul do satélite Réia de Saturno passar para poder observar o satélite Dione e os anéis do planeta a distância.

O terreno delicado de Dione pode ser visto no hemisfério posterior da lua.

Essa imagem foi feita com a sonda observando na direção da região polar sul do lado de Réia voltado contra o planeta Saturno a 1528 quilômetros de distância e na direção da face de Dione voltada para Saturno a 1123 quilômetros de distância.

Essa imagem também foi feita com a sonda voltada para a direção norte do lado dos anéis iluminados pelo Sol, um pouco acima do plano dos anéis de Saturno. Os anéis como estão mais próximos da sonda do que de Dione obscurecem a visão do polo sul do satélite.

A imagem foi feita na luz visível com a câmera de ângulo restrito da sonda Cassini em 11 de Janeiro de 2011. A visão foi adquirida a uma distância de aproximadamente 61000 quilômetros de Réia e o conjunto Sol-Réia-Cassini estava em fase com ângulo de 15 graus. Com relação a Dione, a sonda estava a 924000 quilômetros de distância do satélite e o conjunto Sol-Dione-Cassini estava em fase com ângulo de 15 graus. A escala da imagem é de 358 m/pixel em Réia e de 6 km/pixel em Dione.

Fonte:

http://saturn.jpl.nasa.gov/photos/imagedetails/index.cfm?imageId=4248

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo