VISITE A SPACE TODAY STORE E ADQUIRA JÁ O SEU KIT COM AS 4 CAMISETAS COMEMORATIVAS DAS PRIMEIRAS IMAGENS DO JAMES WEBB, POR APENAS 297!!!
https://spacetodaystore.com/produtos/kit-colecionador-james-webb-4-camisetas/
Com apenas algumas semanas de sua missão, o Telescópio Espacial James Webb (JWST) quebrou o recorde da galáxia mais antiga já observada em quase 100 milhões de anos.
Ver algumas das primeiras galáxias a se formarem após o big bang há 13,8 bilhões de anos é um dos principais objetivos do JWST. Quando estes surgiram é atualmente desconhecido: a galáxia mais antiga identificada anteriormente, encontrada pelo Telescópio Espacial Hubble, é chamada GN-z11 e remonta a 400 milhões de anos após o nascimento do universo.
Rohan Naidu , do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, e seus colegas acham que já encontraram um mais antigo em um conjunto de dados JWST divulgado publicamente chamado GLASS. Conhecida como GLASS-z13, a galáxia remonta a apenas 300 milhões de anos após o big bang. A equipe também encontrou uma segunda galáxia, GLASS-z11, de idade comparável a GN-z11.
“Encontramos dois candidatos muito atraentes para galáxias extremamente distantes”, diz Naidu. “Se essas galáxias estão à distância que pensamos, o universo tem apenas algumas centenas de milhões de anos nesse ponto.”
As duas galáxias parecem já ter crescido a massa equivalente a um bilhão de sóis desde que começaram a se formar. Isso é algo que esperaríamos para galáxias que estão se formando há cerca de 500 milhões de anos, diz a equipe, possivelmente sugerindo que as estrelas se formaram mais rapidamente do que pensávamos no início do universo. A galáxia mais próxima, GLASS-z11, também parece ter começado a formar uma estrutura semelhante a um disco causada por sua rotação.
Ambas as galáxias são muito pequenas, GLASS-z13 tendo apenas cerca de 1600 anos-luz de diâmetro e GLASS z-11 cerca de 2300 anos-luz. Em comparação, nossa Via Láctea tem cerca de 100.000 anos-luz de diâmetro.
FONTES:
https://arxiv.org/pdf/2207.09434.pdf
https://arxiv.org/pdf/2207.09436.pdf
#JAMESWEBB #SPACETELESCOPE #UNFOLDTHEUNIVERSE