fbpx
26 de dezembro de 2024

RATANABÁ E AS CIDADES PERIDAS DA AMAZÔNIIA

VISITE A SPACE TODAY STORE, A PATROCINADORA OFICIAL DO SPACE TODAY: https://spacetodaystore.com INSCREVA-SE NO CIÊNCIA SEM FIM, CIÊNCIA NA VEIA TODA SEMANA: https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim INSCREVA O SEU FILHO DE 7 A 14 ANOS NO PROGRAMA SÓCIO-MIRIM DO AEITA E ELE VAI…

VISITE A SPACE TODAY STORE, A PATROCINADORA OFICIAL DO SPACE TODAY:

https://spacetodaystore.com

INSCREVA-SE NO CIÊNCIA SEM FIM, CIÊNCIA NA VEIA TODA SEMANA:

https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim

INSCREVA O SEU FILHO DE 7 A 14 ANOS NO PROGRAMA SÓCIO-MIRIM DO AEITA E ELE VAI PASSAR 1 DIA DE ENGENHEIRO ESPACIAL EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS:

https://www.sociosmirins.com/

A Amazônia é um dos locais mais selvagens da Terra, e desde sempre foi sempre cercada de muitas lendas, tanto no passado como no presente.

As lendas sobre cidades perdidas na Amazônia são divulgadas a muito tempo, e quem nunca ouviu falar de El Dorado, a famosa cidade perdida na Amazônia que teria uma riqueza monumental, ou a Cidade Perdida de Z, outra lenda que de vez em quando volta a ser falada.

A busca por uma riqueza sem fim, poder divino, controle da humanidade sempre esteve por trás de todas essas lendas.

E agora, em pleno 2022, essa lenda retornou, trazida por um grupo de brasileiros, mas de uma maneira muito mais absurda que as outras.

Nos últimos dias você deve ter ouvido falar de Ratanabá, uma cidade perdida na Amazônia, que teria existido ali a cerca de 450 milhões de anos atrás e teria sido fundada pelos Muril, o primeiro povo a habitar a Terra, a cerca de 600 milhões de anos atrás.

Antes de analisar tudo isso, quem divulgou toda essa fake news foi o Projeto Daquila, um projeto encabeçado pelo Urandir Fernandes de Oliveira, CEO da Dakila Pesquisas.

Para quem não associou o nome à pessoa, Urandir ficou famoso anos atrás pelo ET Bilu, depois pela Teoria da Terra Convexa, é um antivax, além de encabeçar muitas outras teorias de conspiração.

Agora vamos aos fatos.

O primeiro, a presença humana na Terra tem cerca de 300 mil anos, há 66 milhões de anos quem habitava a Terra eram os dinossauros.

Há 450 milhões de anos atrás, aconteceu na Terra a primeira grande extinção em massa do planeta, conhecida como Extinção do Final do Ordoviciano, quando 85% das espécies marinhas foram extintas.

A Terra foi castigada por enormes erupções vulcânicas e um aquecimento global gigantesco de modo que dificilmente se o ser humano existisse nessa época ele iria sobreviver, quanto mais construir uma cidade e ainda mais na Amazônia que era algo que nem existia na época, a Terra era muito diferente do que é hoje.

E não teria como ter imagens como foram mostradas indicando o que seriam avenidas da antiga cidade de Ratanabá na Amazônia.

Mas e sobre cidades perdidas na Amazônia?

Isso sim, existem vários indícios de que a Amazônia foi muito habitada no passado, mas não nesse passado.

O interessante que 1 semana antes da tal Ratanabá foi publicado na Nature, um belo trabalho científico, mostrando cidades perdidas na Amazônia Boliviana.

Mas olha a diferença, foram usadas técnicas clássicas para esse estudo como o LIDAR uma ferramenta que consegue penetrar a mata fechada e revelar antigos arqueológicos.

Através do LIDAR a vegetação é virtualmente excluída de modo que é possível analisar o que estava escondido embaixo da mata.

A equipe desse trabalho encontrou 26 locais e urabnização, sendo 11 deles inéditos na Amazônia Boliviana.

Seriam cidades que existiram por ali entre 500 e 1400 d.C. ou seja, um período muito mais plausível com a realidade.

Os pesquisadores encontraram vetígios de pirâmides com mais de 20 metros de altura e outras características que indicam que viveram ali entre milhares e poucas milhões de pessoas.

Vale lembrar que na Amazônia Brasileira também existem indícios de antigas cidades, e centros urbanos, principalmente no Alto Xingu, onde poderiam existir urbanizações com dezenas de milhares de pessoas.

Seguimos aqui na luta, e uma dica quando ler algo que lhe parece entranho, faça uma busca rápida no google, no caso da idade da Terra, consulte uma tabela de idade, e rapidamente poderá comprovar a conspiração por trás disso.

Fontes:

https://www.smithsonianmag.com/science-nature/lost-cities-of-the-amazon-discovered-from-the-air-180980142/#:~:text=Perched%20in%20a%20helicopter%20some,abandoned%20some%20600%20years%20ago.

https://www.nature.com/articles/s41586-022-04780-4.pdf

https://en.wikipedia.org/wiki/Late_Ordovician_mass_extinction

https://www.britannica.com/science/Ordovician-Period

https://ourplnt.com/ancient-earth/

https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2022/05/26/pesquisa-descobre-cidades-da-era-pre-colonial-na-amazonia-com-piramides-de-ate-22-metros-de-altura.ghtml

https://www.opovo.com.br/noticias/curiosidades/2022/06/12/ratanaba-teoria-infundada-de-cidade-perdida-na-amazonia-viraliza.html

#RATANABA #AMAZONLOSTCITIES #AMAZON

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo