Radar Espacial Fornece um Aperitivo do Cometa Hartley 2

Exatamente uma semana antes do mundo observar o cometa Hartley 2 com a missão EPOXI da NASA, observações do cometa feitas pelo Arecibo Planetary Radar em Porto Rico têm oferecido aos cientistas uma prévia tentadora.

Os cientistas usando o imenso prato do radar de Areicbo iniciaram suas observações do Hartley 2 em 24 de Outubro de 2010, somente quatro dias depois do cometa ter feito sua maior aproximação da Terra desde a sua descoberta em 1986. No dia 20 de Outubro de 2010 o cometa esteve a 17.7 milhões de quilômetros da Terra. As observações foram programadas para continuarem até a última sexta feira dia 29 de Outubro de 2010.

Durante o sobrevôo de 4 de Novembro de 2010 as câmeras a bordo da missão EPOXI irão passar a 700 quilômetros do cometa.

“Observando o cometa Hartley 2 da Terra com radar foi como fazer uma imagem de um pepino de 6 polegadas em rotação a 1200 quilômetros de distância”, disse Jon Giorgini, cientista do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA e membro da equipe do Arecibo que fez as imagens do cometa. “Mesmo sem todos os dados do cometa, nós podemos fazer alguns comentários básicos sobre o cometa. Seu núcleo é altamente alongado com um comprimento de aproximadamente 2.2 quilômetros e ele tem um movimento de rotação ao redor de seu próprio eixo de 18 horas. Em adição a isso nós sabemos o tamanho, a velocidade, e a direção das partículas que estão sendo expelidas pelo cometa e poderemos informar todos esses detalhes para a equipe do EPOXI”.

A equipe do EPOXI está reunida discutindo os dados do cometa registrados pelo Arecibo e estão decidindo se esses novos achados poderão ser usados para que a missão leve alguma vantagem durante o encontro com o cometa.

Juntamente com Giorgini, as observações do cometa Hartley 2 em Arecibo contaram com a contribuição de John Harmon, Mike Nolan e E.S. Howell.

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2010-358

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.