fbpx

Direto do Rabiscando o Universo: Marte III

O céu abriu um pouco, coloquei o mak90 no terraço, apontei para o Planeta Marte e comecei a observa-lo.

Percebi as Manchas de Albedo e decidi me aventurar, pela primeira vez, no desenho planetário. As manchas de albedo já geraram várias confusões, uma delas foi  a interpretação equivocada das manchas, que foram relatadas como canais artificiais, e dizem que é desse erro que  vem a história dos homenzinhos verdes em Marte!

A atmosfera estava um pouco turbulenta, mas foi possível representar o que eu consegui observar em Marte.

Marte é um planeta difícil de se observar, precisa ter muita paciência, principalmente quem possui um telescópio com pouca abertura ( objetiva ou espelho refletor pequenos).

Graças ao amigo Ariel Silva, aprendi, nesta madrugada,  que no desenho planetário é necessário colocar o Meridiano e a hora UT ( hora universal), e não o nosso horário local do nosso fuso. 

Não deixem de visitar na internet os belos projetos do Guilherme:

www.rabiscandoouniverso.com.br

www.rabiscandoouniverso.blogspot.com

Nos seus canais na rede, ele sempre traz desenhos maravilhosos de alvos astronômicos, além de dicas para quem quer começar nessa fascinante área do desenho.

Fonte:

www.rabiscandoouniverso.blogspot.com

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo