Que Tal Usar A Atmosfera da Terra Como Lente Num Telescópio Espacial Gigantesco?

A cada dia que passa os telescópios se tornam maiores e muito mais caros. Será que tem uma maneira de contornar isso, ter telescópios enormes mas não tão caros?

Um astrônomo sugeriu algo interessante, transformar a Terra toda em uma gigantesca lente de telescópio usando a atmosfera do nosso planeta para desviar e focar a luz.

A ideia é a seguinte, quando a luz das estrelas atingir a atmosfera da Terra, a luz é desviada, ou refratada. Esse desvio concentra os raios de luz, focando todos eles numa região do espaço no lado oposto do planeta. Você então vai lá, coloca uma nave naquela região, no ponto exato, que seria ali pelo ponto de Lagrange, a 1 .5 milhão de quilômetros da Terra e você então poderia pegar esses raios todos focados. Instrumentos a bordo dessa nave poderiam coletar mais luz de objetos apagados do que é possível fazer na Terra. Isso significa que a Terrascópio poderia potencialmente realizar medidas ultrassensíveis, por exemplo, revelando novas características de exoplanetas, como montanhas e até mesmo nuvens.

A ideia foi apresentada, mas alguns cientistas estão questionando o mérito da sua ideia. Um cientista do JPL sugere que o conceito é falho por várias rasões, desde a dificuldade de bloquear a luz indesejada da Terra, até o possível borrão nas imagens causado pela luz que está entrando em diferentes alturas da atmosfera.

Outros são mais otimistas. Claramente tem muito trabalho para ser feito antes de saber se isso funciona ou não. Mesmo que a ideia não dê totalmente certo esse é o tipo de pensamento criativo que todos desejam, e quem sabe no meio de uma ideia maluca dessa não saia algo que possa ser realmente utilizado e que melhore o nosso entendimento do universo.

O que vocês acham?

Fonte:

https://www.sciencenews.org/article/proposed-space-telescope-would-use-earth-atmosphere-lens

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.