fbpx

QUAL O PROBLEMA COM A ANOMALIA MAGNÉTICA DO ATLÂNTICO SUL?

CONSIDERE APOIAR O TRABALHO DO SPACE TODAY, ASSINANDO A PLATAFORMA SPACE TODAY PLUS PREMIUM, POR APENAS R$29,00 POR MÊS, MENOS DE 1 REAL POR DIA!!! https://spacetodayplus.com.br/premium/ Ultimamente um tema tem tomado as manchetes, a anomalia magnética do Atlântico Sul está…

CONSIDERE APOIAR O TRABALHO DO SPACE TODAY, ASSINANDO A PLATAFORMA SPACE TODAY PLUS PREMIUM, POR APENAS R$29,00 POR MÊS, MENOS DE 1 REAL POR DIA!!!

https://spacetodayplus.com.br/premium/

Ultimamente um tema tem tomado as manchetes, a anomalia magnética do Atlântico Sul está aumentando, mas e daí qual o problema disso?

O campo magnético da Terra é formado pela interação do núcleo externo com o núcleo interno e com as demais camadas da Terra, essas camadas não são homogêneas como normalmente pensamos, elas possuem heterogeneidades, algumas gigantescas, como pedaços de placas não derretidas, bolhas e até mesmo pedaços de objetos que colidiram com a Terra.

Essas heterogeneidades causam então anomalias no campo magnético da Terra, e uma delas é a Anomalia Magnética do Atlântico Sul.

De acordo com a NASA desde o ano de 2020 ela vem aumentando de tamanho e também está prestes a se dividir, essa anomalia representa uma região do campo magnético da Terra que é anomalamente menos intenso. E qual é o problema disso?

Para nós humanos nenhum, os problemas seriam causados em satélites, mas todos já sabem disso e evitam essa região e alguns problemas de comunicação na Terra.

Então não fique preocupado pois nada de sério vai aocntecer.

#Earth #MagneticField #Universe

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo