Algumas das maiores avalanches conhecidas no Sistema Solar ocorreram em Marte. Esses são fenômenos interessantes, mas eles as vezes também produzem algumas vezes excelentes afloramentos de embasamentos geológicos, que podem ser observados em belas seções. A proposta dessa imagem foi observar o afloramento do embasamento em um nível profundo no Valles Marineris.
Nós só temos uma vaga ideia de como essas antigas rochas são. A cratera conta a data das avalanches, e claramente essa é uma avalanche jovem com poucas crateras de impacto devido a continua perda de massa (avalanches) dos taludes íngremes. As rochas são muito mais velhas – provavelmente mais velhas do que os platôs ao redor do Valles Marineris (2 a 3 bilhões de anos com base nas grandes crateras), a menos que elas sejam rochas intrusivas colocadas ali depois por meio da migração do magma. Nós precisamos de datação radiométricas em Marte, ou até mesmo amostras dessa região para medir com precisão a idade das camadas das rochas ígneas dentro dos estratos.
A idade das camadas sedimentares como depósitos de rios ou lagos podem ser agrupadas por idades das camadas ígneas sobrepostas e submersas. O não conhecimento da idade absoluta das unidades de rocha em Marte é uma grande limitação do nosso entendimento da história geológica.
Fonte: