Prometheus, é registrado em ação, criando gomos e correntes no Anel F. Os cientistas acreditam que Prometheus e sua lua parceira Pandora são os objetos responsáveis pela maior parte das estruturas no Anel F.
A órbita de Prometheus, com 86 quilômetros de diâmetro, regularmente entra no Anel F. Quando isso acontece, ele cria gomos, ou canais por onde ele entrou no anel. Prometheus então carrega material do anel com ele enquanto ele sai do anel , deixando correntes em sua trajetória. Esse processo cria o padrão de estruturas vistos nessa imagem. Esse processo é descrito em detalhe, juntamente com um filme mostrando Prometheus criando uma estrutura de canal, em: http://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/details.php?id=PIA08397
Essa imagem foi feita com a câmera da Cassini apontada na direção do lado iluminado pelo Sol dos anéis, a cerca de 8.6 graus acima do plano dos anéis. A imagem foi feita na luz visível com a câmera de ângulo restrito da Cassini, no dia 11 de Fevereiro de 2014.
A imagem acima foi adquirida a uma distância de cerca de 2.1 milhões de quil6ometros de Saturno com o conjunto Sol-Saturno-Cassini, em fase, com ângulo de 147 graus. A escala da imagem é de 13 quilômetros por pixel.
A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da NASA, da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Agência Espacial Italiana. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital da Cassini e duas de suas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imageamento fica baseado no Space Science Institute em Boulder, no Colorado.
Para mais informações sobre a missão Cassini-huygens, visitem http://www.nasa.gov/cassini e http://saturn.jpl.nasa.gov . O site da equipe de imageamento da Cassini é o http://ciclops.org .
Fonte:
http://www.nasa.gov/jpl/cassini/pia18270/#.U6D5pvldV8E