Por que os cientistas são interessados em áreas que possuem sais em Marte? Simplesmente, pelo fato dos sais se formarem pela evaporação da água. A maior parte dos sais podem facilmente se dissolver em água, e se essa água evapora completamente, o sal é deixado para trás como um depósito ou um resíduo. Quanto maior for a quantidade de sais inicialmente dissolvido, maior é o depósito deixado para trás quando a água evaporar. Então os cientistas procuram por regiões em Marte que possuem depósitos de sais, pois assim o que eles estarão procurando são áreas que no passado continham água.
A alguns anos atrás, um grupo de cientistas encontrou mais de 600 locais em Marte que continham sais cloretos, que poderiam ser muito parecidos com o nosso famoso sal de cozinha. Desde então, os cientistas têm usado a câmera HiRISE da sonda MRO para olhar esses locais de maneira mais detalhada e com isso eles descobriram que a maior parte desses locais são muito parecidos com lagos secos na Terra. Muitos desses locais existem na Califórnia, no Arizona.
A imagem acima mostra os cloretos que possuem uma aparência brilhante e que são cobertos por outros materiais escuros. De forma interessante, os depósitos brilhantes também apresentam fraturas que formam padrões poligonais muito comuns aos chamados mud cracks, aquelas fraturas na lama que encontramos aqui na Terra, o que pode ser outro indicador que esses depósitos se formaram quando águas salgadas evaporaram dali. Ao estudar essas regiões em detalhe, os cientistas podem entender quando e como as condições climáticas de Marte mudaram transformando um mundo que era quente e úmido num deserto congelado.
Fonte: