fbpx

Principal Câmera do Hubble É Desligada Por Problema de Hardware

A principal câmera do Telescópio Espacial Hubble foi desligada devido a um problema de hardware.

A NASA disse que a câmera parou de funcionar, na terça-feira dia 8 de Janeiro de 2019. Os outros três instrumentos científicos do Hubble estão operando normalmente e as observações continuam.

Essa é a terceira geração da câmera de vasto campo do Hubble que foi instalada no telescópio espacial em 2009, em uma das missões de serviços. A câmera possui um sistema eletrônico de backup que pode ser colocado em funcionamento, se isso for necessário, de acordo com a NASA.

A câmera é a responsável pelos belos registros de estrelas, galáxias e estudos do universo profundo, essa câmera também já fez lindas imagens do Sistema Solar, foi essa câmera, por exemplo que descobriu os pequenos satélites ao redor de Plutão, bem como o décimo quarto satélite de Netuno. Essa câmera faz imagens tanto no infravermelho como no ultravioleta.

O Hubble foi lançado em 1990, orbita a Terra a uma distância de 560 quilômetros e foi visitado 5 vezes por missões de serviços para trocar instrumentos e atualizar o telescópio.

Em 2018, todo mundo lembra do problema que o Hubble teve com seu giroscópio. Essa é a primeira vez que a câmera apresentou esse tipo de problema, disse Cheryl Gundy, porta-voz do Space Telescope Science Institute em Baltimore, que lida com as operações científicas do telescópio.

“A NASA está tentando reunir a equipe para tentar diagnosticar o problema com a câmera”, disse Gundy.

“Nós esperamos que o Hubble volte para o trabalho o mais rápido possível, e NASA está trabalhando para que isso aconteça”.

Uma coisa importante é que esse problema acontece no meio do shutdown do governo norte-americano.

Uma coisa é certa, o Hubble já está fazendo hora extra, tá na hora de agilizar o lançamento do James Webb.

Fonte:

https://phys.org/news/2019-01-hubble-space-telescope-premier-camera.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo