A sonda da NASA que fica na órbita da Lua, a Lunar Reconnaissance Orbiter, ou LRO reportou que falhou ao tentar registrar o módulo de pouso Vikram da missão indiana Chandrayaan-2 que falhou ao tentar fazer um pouso suave na Lua e que deve estar ali em algum lugar.
O instrumento Lunar Reconnaissance Orbiter Camera da sonda LRO, ou LROC, como é conhecida, fez imagens como estava planejado da região polar sul da Lua que é o local onde o Vikram deve estar. Porém, as longas sombras que já atingem a região podem ter obscurecido o lander e por esse motivo a LRO não conseguiu registrar a sua presença.
A região está entrando nas suas duas semanas de noite, então boa parte da região já está mergulhada nas sombras e o Vikram pode estar no meio dessa sombra, ou pode estar fora do campo de visão da LROC.
O principal pesquisador da LROC, Mark Robinson, da Arizona State University, disse que, por política da NASA, todos os dados da sonda LRO são disponíveis de forma pública. E por isso a NASA irá compartilhar os dados e as imagens feitas da provável área onde se encontra o Vikram, antes e depois do sobrevoo, para também ajudar nas análises feitas pela ISRO.
Robinson acrescentou que, durante o sobrevoo de 17 de Setembro de 2019 da sonda LRO sobre a área, o local estava chegando perto do crepúsculo, o que criou uma condição de baixa luz, uma situação bem desafiante para fazer imagens, principalmente uma situação bem complicada para se tentar identificar um módulo de pouso ali perdido.
Fonte:
https://www.space.com/lro-fails-see-india-moon-lander-vikram.html