PRIMEIRO EXOPLANETA DA MISSÃO KEPLER É FINALMENTE CONFIRMADO | SPACE TODAY TV EP.1734

——————————————————————————-

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

——————————————————————————-

No dia 6 de Março de 2009, acontecia um fato que iria mudar para sempre a maneira como conhecemos o universo.

O telescópio espacial Kepler da NASA era lançado.

Dez anos depois, ele se tornou o maior descobridor de exoplanetas, nos mostrou como o universo é realmente complexo, fez a ciência dos exoplanetas avançar de forma sem precedentes na história e parou de funcionar por falta de combustível.

Podemos dizer que foram 10 anos intensos.

Embora o Kepler não tenha nos desapontado, e feito um trabalho incrível, não é fácil descobrir um exoplaneta, as vezes pode parecer fácil devido à grande quantidade de anúncios, mas não é.

E isso pode ser confirmado pelo próprio Kepler.

Em 2009 mesmo, o Kepler descobriu seu primeiro exoplaneta, na verdade o primeiro candidato a ser um exoplaneta, o seu nome era KOI 4.01, esse objeto na verdade era classificado como um Kepler Object of Interest pois havia sido detectado antes, e se tornou um PC, ou Planet Candidate, o primeiro do Kepler.

Porém, esse primeiro exoplaneta nunca havia sido confirmado até então.

Na busca por exoplanetas ele foi marcado como sendo um falso positivo. Aliás, esse é o grande problema em se descobrir exoplanetas, muitos na verdade são falsos positivos e precisam de confirmação até se tornarem exoplanetas.

Agora, 10 anos depois do lançamento do Kepler, e 10 anos depois da sua descoberta, o exoplaneta foi confirmado.

Para chegar a essa confirmação, os pesquisadores usaram o estado da arte da análise estelar, utilizando as ondas sonoras das estrelas, uma área chamada de asteriosismologia, onde através de ondas que se propagam na estrela é possível medir sua massa com precisão.

Ao fazer isso, os pesquisadores descobriram que a estrela, a Kepler-1658 era 3 vezes maior do que se pensava anteriormente, e assim o exoplaneta também era maior, e foi classificado como sendo um Júpiter Quente.

Com essas novas análises foi possível confirmar o Kepler-1658b como sendo um exoplaneta, o que ficou mais claro depois com análises espectroscópicas.

O exoplaneta é um Júpiter Quente, que orbita a sua estrela a cada 3.85 dias, da superfície do exoplaneta, a sua estrela aparece 60% maior que o Sol aparece na superfície da Terra.

O Kepler-1658b é um dos exoplanetas mais próximo conhecido orbitando uma futura versão do nosso Sol e com isso ele coloca novas restrições nas complexas interações físicas que fazem com que os planetas espiralem em direção às suas estrelas.

Outra coisa importante, é que devem haver muitos outros exoplanetas classificados como falsos positivos nos dados do Kepler e que com uma reanálise podem se tornar exoplanetas.

Vamos aguardar novos estudos e quem sabe ver a nossa listra crescer e muito.

#Exoplaneta #Kepler