A bela imagem acima mostra o pôr-do-Sol no exoplaneta HD209458b, localizado a 150 anos-luz de distância na Terra e foi reconstruída por Frederic Pont da Universidade de Exeter usando dados de uma câmera a bordo do Telescópio Espacial Hubble. Pont usou seu conhecimento de como a cor da luz muda com nos elementos químicos encontrados no exoplaneta, e o computador modelou a cena, para criar uma imagem verdadeira de como seria o pôr-do-Sol nesse exoplaneta.
O grande exoplaneta em questão, o HD209458b, é apelidado de Osiris, e circula sua estrela numa órbita bem próxima. Em certos momentos, quando o exoplaneta passa entre nós, os observadores e a sua estrela, a luz da estrela passa através da atmosfera de Osiris antes de chegar até nós, o que permitiu ao pesquisador determinar a composição química da atmosfera e deduzir que cores apareceriam se estivéssemos no exoplaneta observando a olho nu seu céu.
A luz da estrela que hospeda o exoplaneta Osiris é branca, como a do nosso Sol, mas quando passa através do sódio presente na atmosfera do exoplaneta Osiris, a luz vermelha é absorvida, deixando a luz azul passar. Mas à medida que a estrela se põem no horizonte do exoplaneta, a luz azul é espalhada da mesma forma que a qui na Terra, um efeito chamado de Espalhamento Rayleigh, fazendo com que ela mude ligeiramente para a cor verde e então com o passar do tempo se torne um verde mais escuro. Finalmente, devido ao efeito de difração, a parte inferior da imagem torna-se ligeiramente achatada.
Fonte: