Por Dentro da Catena Mendeleev

Catena Mendeleev é uma cadeia de crateras linear provavelmente formada pelo impacto de fragmentos (chamados de ‘secundários’ pelos cientistas planetários) que foram ejetados pelo impacto que formou a Cratera Tsiolkovskiy que está localizada a 850 quilômetros a sudoeste da Mendeleev. Cadeia de crateras formam a partir de impactos secundários de material ejetado radialmente de uma cratera principal. Nessa imagem, pode-se ver as texturas ásperas e suaves dentro de uma dessas crateras secundárias. Crateras secundárias em uma cadeia são as vezes alongadas na forma com anéis irregulares. As cadeias de cratera secundária tendem a ocorrer em uma zona imediatamente ao redor da cratera principal. Contudo, grandes impactos podem mover quantidades significantes de material ejetado, incluindo cadeias de crateras para longe da cratera principal, como é visto na Catena Mendeleev.

Fonte:

http://lroc.sese.asu.edu/news/index.php?/archives/317-Inside-Catena-Mendeleev.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.