fbpx
23 de novembro de 2024

Ponto Vermelho na Superfície de Mercúrio

EW0232328621G.3band.mapped

observatory_150105Na imagem acima pode-se ver um chamado ponto vermelho, designação informal usada pela equipe da sonda MESSENGER para se referir a uma área com uma refletância mais alta do que a refletância média no comprimento de onda mais longo (vermelho) na parte final do espectro. Acredita-se que pontos vermelhos como esse sejam locais de erupções vulcânicas explosivas. Esses depósitos foram analisados num artigo de 2011. Uma imagem detalhada da cratera no centro do ponto vermelho foi apresentada numa galeria inferior e pode ser recordada abaixo. A cratera perto da borda esquerda da imagem com depósitos brilhantes de assoalho, as chamadas cavidades é a cratera Theophanes.

Essa imagem foi adquirida como parte do mapa base colorido de 8 cores do instrumento MDIS. O mapa base colorido de 8 cores é composto de imagens feitas com a câmera WAC através de oito diferentes filtros coloridos de banda restrita e cobre mais de 99% da superfície de Mercúrio com uma resolução média de 1 km por pixel. As imagens coloridas de mais alta resolução são obtidas para a superfície de Mercúrio quando tanto a sonda como o Sol estão a pino, assim essas imagens normalmente são feitas com condições de visualização de baixa incidência e baixo ângulo de emissão.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1154

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo