Pilhas de Pedregulhos no Interior de Uma Jovem Cratera da Lua

Esses pedregulhos representam uma porção de pedaços de detritos que caíram de volta no solo da Lua após a formação da cratera, misturado com detritos de deslizamentos subsequentes e que cobriram de forma parcial o interior da pequena e jovem cratera localizada próxima da cratera Rocca nas terras montanhosas da Lua. Se você vasculhar e examinar com cuidado a imagem poderá ver o que parece ser pequenos depósitos de material derretido por impacto entre os maiores pedaços de sedimentos, ou será que seria isso depósitos de fluxos de detritos finos? Que pistas existiriam e poderíamos analisar para fazer essa distinção?

Se esses pedregulhos foram enterrados, compactados e petrificados, poderiam ser o resultado de uma brecha de impacto. Brechas de impacto são umas das feições que os geólogos procuram para estudar locais de impactos na Terra, em locais onde as outras feições que obviamente caracterizam o local de impacto já foram erodidas ou preenchidas. Como na Lua não existe nem vento e nem água para esconder esses depósitos, essas feições são perfeitamente preservadas, como se elas tivessem sido formadas ontem depois do almoço.

Fonte:

http://lroc.sese.asu.edu/news/index.php?/archives/400-Rubble-Pile-on-Fresh-Crater-Floor.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.