fbpx

Pilar de Poeira da Nebulosa Carina

pilar_carina_01

observatory_150105Dentro da cabeça desse monstro interestelar está uma estrela que está vagarosamente o destruindo. O monstro, na verdade é um pilar de gás e poeira, medindo mais de um ano-luz de comprimento. A estrela, não pode ser visível através da poeira opaca, está explodindo parcialmente ejetando jatos energéticos de partículas. Batalhas épicas similares a essa onde estrelas estão se formando, estão acontecendo sobre toda a extensão da Nebulosa Carina (NGC 3372). As estrelas ganharão no fim, destruindo os pilares da criação no decorrer dos próximos 100000 anos, e criando no final um novo aglomerado aberto de estrelas. Os pontos rosas são estrelas recém formadas que já se libertaram de seus monstros. A imagem acima mostra somente uma pequena parte de um mosaico panorâmico altamente detalhado registrado pelo Telescópio Espacial Hubble da Nebulosa Carina, feito em 2007, que pode ser encontrado abaixo numa versão interativa onde através do link da imagem é possível navegar por todo o panorama.

pilar_carina_02

O nome técnico para os jatos estelares é objeto Herbig-Haro. Como uma estrela cria um jato Herbig-Haro é um tópico de intensa pesquisa ainda, mas provavelmente envolve um disco de crescimento espiralando ao redor de uma estrela central. Um segundo e impressionante jato Herbig-Haro pode ser visto através da parte inferior de uma imagem maior, mostrada abaixo.

pilar_carina_03

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap130324.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo