fbpx

Perseverance Registra Seu Próprio Paraquedas No Solo Marciano

Mais de 13 meses após o rover Perseverance pousar em Marte (em 18 de fevereiro de 2021), as câmeras do rover finalmente detectaram algumas das partes do seu sistema de pouso, partes essas, que levaram o rover com segurança ao solo. O paraquedas e o backshell foram fotografados pela MastCam-Z do Perseverance, visto à distância, ao sul da localização atual do rover. A imagem foi tirada no Sol 404, ou 6 de abril de 2022 na Terra.

Normalmente, o rover poderia ter feito uma breve viagem lateral no início da missão para tirar imagens dos restos do sistema de pouso. Mas o Perseverance teve que dirigir por um terreno perigoso para chegar a uma grande área da Cratera Jezero que a equipe científica queria estudar, chamada South Séítah. Isso foi perto da área onde o paraquedas pousou, e o rover finalmente chegou lá. O paraquedas foi descartado durante a sequência de pouso para que o Skycrane pudesse abaixar o rover até a superfície de forma suave.

Nesse post você pode ver o mapa e também a imagem feita pela câmera HiRISE da sonda MRO, mostrando a localização do paraquedas e do backshell, junto com o rover e outros itens do pouso. Esta imagem foi tirada um dia após o pouso do Perseverance.

Esta imagem da HiRISE do Perseverance Rover na superfície de Marte também mostra as muitas partes do sistema de descida. Cada inserção mostra uma área de cerca de 200 metros de diâmetro. O rover em si fica no centro de um padrão de explosão criado pelo Skycrane pairando rotulado como “estágio de descida” que o baixou até lá. O Skycrane voou para cair a uma distância segura, criando um padrão de detritos em forma de V.

E agora, o Perseverance está recuando para alcançar o próximo local alvo para a segunda campanha científica da missão, uma área que parece um grande delta de rio. A escolha de estudar o South Séítah primeiro foi uma escolha que a equipe fez, sabendo que teria que retroceder mais tarde para chegar ao delta.

O Perseverance está agora em uma campanha para alcançar o delta, indo mais rápido do que qualquer rover anterior na história da exploração robótica de Marte. O Perseverance está usando um recurso de navegação automática para ‘fazer trilhas’ e está fazendo progressos comparativamente rápidos, dedicando várias horas por dia a dirigir em terrenos muito suaves.

O Perseverance agora quebrou os recordes dos rovers anteriores para a distância percorrida em um dia, dirigindo 319.8 metros no Sol 351. O Curiosity fez várias viagens acima de 100 metros, mas nenhuma acima de 200 metros. Isso se deveu em parte ao terreno mais rochoso. O Opportunity, que pousou em 2004, tinha alguns trechos de terreno muito suaves, permitindo que ele viajasse até 228 metros em um dia usando energia solar apenas um ano após o pouso.

Fonte:

https://www.universetoday.com/155384/perseverance-finally-spots-its-own-parachute-on-the-surface-of-mars/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo