fbpx
23 de novembro de 2024

PERSEVERANCE DESCOBRE RESTOS DE UM GRANDE E VOLUMOSO RIO EM MARTE

INSIDER STORE Cupom com 12% de desconto: SPACE  Link: https://bit.ly/TechTShirtInsidereSpaceToday Neste vídeo, mergulhamos nas últimas descobertas em Marte feitas pelo rover Perseverance da NASA. Evidências encontradas em rochas estão levando cientistas a repensar o que os ambientes aquáticos em Marte…

INSIDER STORE

Cupom com 12% de desconto: SPACE 

Link: https://bit.ly/TechTShirtInsidereSpaceToday

Neste vídeo, mergulhamos nas últimas descobertas em Marte feitas pelo rover Perseverance da NASA. Evidências encontradas em rochas estão levando cientistas a repensar o que os ambientes aquáticos em Marte pareciam no passado.

As novas imagens capturadas por Perseverance podem indicar sinais de um antigo e movimentado rio em Marte, mais profundo e rápido do que os cientistas já viram evidências antes. Este rio fazia parte de uma rede de cursos de água que fluíam para a Cratera Jezero, a área que o rover tem explorado desde seu pouso há mais de dois anos.

Compreender esses ambientes aquáticos pode auxiliar os cientistas em seus esforços para buscar sinais de vida microbiana antiga que podem ter sido preservados nas rochas marcianas.

Perseverance está explorando o topo de um monte em forma de leque de rocha sedimentar, que possui camadas curvas sugestivas de água corrente. Os cientistas querem saber se essa água fluía em correntes relativamente rasas ou em um sistema de rios mais poderoso.

Dois novos mosaicos, compostos por centenas de imagens capturadas pelo instrumento Mastcam-Z do Perseverance, sugerem a segunda opção, revelando pistas importantes: grãos de sedimentos grossos e seixos.

Esses indicativos apontam para um rio de alta energia, que transportava muitos detritos. “Quanto mais poderoso o fluxo de água, mais facilmente ele é capaz de mover peças maiores de material”, disse Libby Ives, pesquisadora pós-doutora do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, que opera o rover Perseverance.

Neste vídeo, também discutiremos as curvas de bandas de rocha em camadas dentro da Cratera Jezero, apelidadas de “unidade curvilínea”, que agora são finalmente visíveis de perto, graças ao Perseverance.

Além disso, apresentaremos “Skrinkle Haven” e “Pinestand”, dois locais dentro da unidade curvilínea que oferecem evidências adicionais da existência de poderosos rios antigos.

Continue assistindo para descobrir mais sobre essa emocionante nova fase na história de Jezero e como essas descobertas estão nos levando a pensar em rios em uma escala diferente da que consideramos antes em Marte. E não se esqueça de se inscrever no nosso canal para se manter atualizado sobre as últimas notícias da exploração espacial!

FONTE:

https://www.nasa.gov/feature/jpl/images-from-nasa-s-perseverance-may-show-record-of-wild-martian-river

#MARS #LIFE #UNIVERSE

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo